INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 29 de Março de 2024

Inscrição nos Cursos e Eventos de Extensão

Para realizar a solicitação de inscrição nesta ação deve-se observar as instruções abaixo:

Dias e horários do minicurso: 22 de julho (segunda-feira): 15h às 17h / 23 de julho (terça-feira): 8h às 10h / 24 de julho(quarta-feira): 8h às 10h.

Formulário de Inscrição
Dados Pessoais
Título da Ação: VII Jornada de História da Ciência e Ensino
Tipo: EVENTO
Título da Mini Atividade: MINICURSO 07. Contribuições da História da Ciência para o Ensino de Química: proposta para trabalhar a Termoquímica.
Tipo da Mini Atividade: MINI CURSO
Início: 22/07/2019
Fim: 24/07/2019
Horário: 22/7: 15h às 17h- ; 23 E 24/7: 8h às 10h.
Carga Horária: 6
Descrição:

Maria Dulcimar de Brito Silva (UEPA)

André Silva dos Reis (UEPA)

A Termoquímica por ser um tema que faz uso constante de equações químicas e matemáticas, é geralmente apresentada ao aluno apenas com o objetivo de capacitá-lo para a resolução dos problemas químicos, abstendo o aluno de compreender os processos de absorção e perda de energia pelas reações químicas no momento de rearranjo das ligações, e como esse processo afeta diretamente o universo no entorno. Outro ponto é que muitas vezes o tema é tratado de forma desconectada de um processo de elaboração das teorias que se iniciou há séculos atrás e está presente nos dias atuais. Nesse sentido, a História da Ciência permite o resgate aos fundamentos do processo de construção do conhecimento que compreendem a termoquímica. O minicurso visa trazer alternativas de inserção da História da Ciência como interface para o emprego dos conhecimentos abordados na termoquímica. Para tanto, se faz necessário uma abordagem inicial da importância da História da Ciência no Ensino de Química e como esta deve ser inserida pelo professor em sua prática de sala de aula. A 1ª Lei da termoquímica em princípios trata dos processos de conservação e transferência de energia em diferentes reações, que foram observados por muitos cientistas como físicos, matemáticos, químicos e médicos, que para compreender esses fenômenos tinham a experimentação como a principal ferramenta para comprovar suas teorias. Um pequeno experimento com materiais alternativos será proposto para observação das variações de temperaturas durante uma reação, a fim de realizar uma conexão com os princípios propostos pelos cientistas que constituem as bases da termoquímica. Portanto, a História da Ciência, nas aulas de Termoquímica pode colaborar para uma visão mais crítica sobre o conhecimento científico no estudo das Leis da Termodinâmica, a fim de contribuir com a compreensão do ensino, o que irá possibilitar ao aluno entender como o conhecimento foi construído com o decorrer da História da Ciência.

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