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Sarah Orthmann (PPGECT/UFSC)
João Otavio Garcia (PPGECT/UFSC)
Lucas Albuquerque do Nascimento (PPGECT/UFSC)
O objetivo do presente workshop é apresentar e discutir alguns aspectos do episódio histórico de construção da Teoria da Gravitação Universal proposta por Isaac Newton no século XVII, levantando possibilidades de sua utilização no ensino de ciências/física. A importância deste episódio é denotada pelo seu impacto sobre o desenvolvimento da Física enquanto Ciência, tendo repercussão na cultura científica até os dias atuais. Além disso, nos deu condições para pensar o universo de uma nova maneira, para além das concepções aristotélicas até então dominantes. Newton, com o desenvolvimento de seus trabalhos, promove a unificação das Mecânicas Celeste e Terrestre, trazendo um novo entendimento sobre o movimento dos corpos. Destarte, entraremos em contato com as diferentes formas que historiadores abordam o assunto, com um dos enfoques para o papel desempenhado e as críticas necessárias à anedota “queda da maçã” nesse contexto. Discutiremos com os participantes, com base nestes materiais históricos, como se deu a construção do conhecimento científico em questão e aspectos de sua natureza científica no mencionado contexto. A partir de tal aprofundamento, propomos a elaboração e levantamento de possibilidades e estratégias para uma abordagem didática do tema, fomentando a prática concreta de um ensino tanto em quanto sobre a Ciência. |
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