INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 26 de Abril de 2024

Inscrição nos Cursos e Eventos de Extensão

Para realizar a solicitação de inscrição nesta ação deve-se observar as instruções abaixo:

O Workshop 16 acontecerá no dia 23 de julho, terça-feira, das 15h30min às 17h, com carga horária de 1,5h.

Formulário de Inscrição
Dados Pessoais
Título da Ação: VII Jornada de História da Ciência e Ensino
Tipo: EVENTO
Título da Mini Atividade: WORKSHOP 16: Experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências: abordagens e possibilidades para a sala de aula
Tipo da Mini Atividade: MINI CURSO
Início: 23/07/2019
Fim: 23/07/2019
Horário: 15h30min às 17h
Carga Horária: 2
Descrição:

Anelise G. de Luca(IFC - Araquari)

André L. Fachini de Souza (IFC - Araquari)

Mylena Larissa de Araujo (IFC - Araquari)

Nayara Stanski Tkaczyk (IFC - Araquari)

Franciele Dias Dordet (IFC – Araquari)

 

Este workshop pretende apresentar o percurso histórico da experimentação na Ciência, aproximando os estudos de Roger Bacon e Robert Boyle, uma vez que, representam maneiras de pensar de correntes importantíssimas em épocas distintas, símbolos de pontos extremos e contrários das formas de enxergar e interpretar o mundo a partir da experimentação (ALFONSO-GOLDFARB, 2001). É possível perceber que a aparente continuidade entre seus trabalhos evidenciou rupturas entre o universo da alquimia e da ciência moderna. Observar, elaborar hipóteses, experimentar, debater são atitudes que evidenciaram fazeres e saberes demonstrados por experimentadores de diversos períodos da história e que constituíram muito do que se pensa e do que se faz nas experimentações. A necessidade de olhar para o contexto escolar e encontrar vestígios de como a experimentação no ensino vem sendo desenhada ao longo dos tempos, faz com que se perceba a trajetória do desenvolvimento do Ensino de Ciências. O uso da experimentação no Ensino de Ciências ainda se constitui significativo e precisa ser explorado e pesquisado no contexto da escola, buscando possibilidades diversificadas de abordagens e entendimentos quanto a sua efetividade e como promotora de diálogos, favorecendo a aprendizagem. Desta forma o presente workshop especificamente apresentará um breve histórico da experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências e em seguida, desenvolverá experimentos considerando novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem: investigação, problematização, contextualização e interdisciplinaridade. Como procedimentos metodológicos e didáticos: inicialmente a problematização do tema será desenvolvida por meio do questionamento: Como são realizadas as experimentações no Ensino de Ciências? A partir dos aspectos apresentados para o questionamento, será exposto o percurso histórico da experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências, enfatizando as contribuições de Roger Bacon, Robert Boyle entre outros pesquisadores, e as tendências pedagógicas que viabilizaram saberes e fazeres para o ensino e aprendizagem das ciências. E então será realizado o experimento: identificação e quantificação da vitamina C nos alimentos, considerando uma abordagem investigativa, contextualizada e interdisciplinar, proporcionando o planejamento e as discussões a cerca da experimentação no ensino de ciências.

Estrangeiro:
Informe seu CPF:    (clique na lupa para buscar seus dados pelo CPF informado)
Nome Completo:
Data de Nascimento: Ex.:(dd/mm/aaaa)
Instituição:
 
Endereço
CEP: Buscar Endereço (clique na lupa para buscar o endereço do CEP informado)
Rua/Av.: Número:
Bairro:
UF: Município:
 
Contato
E-mail:
 
Arquivo
Descrição do Arquivo:
Arquivo:
 
Campos de preenchimento obrigatório.


<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv2.appdocker2-inst2v3.8.1.859 26/04/2024 05:39