INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 16 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: MINICURSO 04: Mudanças nas ideias de matéria: o estreitamento entre ciência e técnica na obtenção de metais e na produção de açúcar no século XVIII e XIX
Local: IFSC Câmpus Jaraguá do Sul Rau
Período: 22/07/2019 até 24/07/2019 Horário: 22/7: 15h às 17h- ; 23 E 24/7: 8h às 10h. Carga Horária: 6 Número de Vagas: 35


Resumo

Andrea Bortolotto (CESIMA/PUC-SP)

Andreia Medolago de Medeiros (CESIMA/PUC-SP)

Márcia Helena Mendes Ferraz (CESIMA/PUC-SP)

Ana Maria Alfonso-Goldfarb (CESIMA/PUC-SP)

Laís dos Santos Pinto Trindade (CESIMA/PUC-SP)

 

Este minicurso pretende expor a estreita relação entre as modificações das ideias de matéria e as técnicas de obtenção de metais e de açúcar em dois contextos distintos, cada qual caracterizando um momento do minicurso: primeiramente a Europa no século XVIII e, em seguida, o Brasil entre os séculos XVIII e XIX. Em um terceiro momento abordaremos as possibilidades didáticas do uso dessa temática na perspectiva da História da Ciência e ensino da química contemporânea. O primeiro momento leva em consideração as discussões sobre os aspectos do reino mineral e a obtenção de metais na Europa, discutindo os estudos da época sobre a transformação da matéria que resultam em novas técnicas para o reconhecimento, separação e classificação mineral, enfatizando o saber prático característico dos metalurgistas e mineiros dessa época. No segundo momento tomaremos contato com as novas concepções sobre a matéria e como elas chegam ao Brasil através das publicações da Casa Literária do Arco do Cego e os debates delas advindos, que promoveram modificações nos processos de obtenção do açúcar, uma das principais culturas do Brasil na época. Finalizaremos no terceiro momento, com uma discussão sobre os impactos desses novos conhecimentos no currículo da ciência, refletindo sobre a importância de abordagem da História da Ciência, inter-relacionando as esferas histórica, historiográfica e epistemológica para o desenvolvendo de novas possibilidades didáticas para o ensino da química no Ensino Médio e Superior.


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv2.appdocker1-inst2v3.8.1.859 16/04/2024 08:45