INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: WORKSHOP 03: A teoria heliocêntrica, a historiografia da ciência e os livros didáticos: um produto confiável?
Local: IFSC-Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
Período: 23/07/2019 até 23/07/2019 Horário: 15h30min às 17h Carga Horária: 2 Número de Vagas: 20


Resumo

Lucas A. do Nascimento (UFSC)

 

O objetivo do presente workshop é apresentar e discutir o episódio histórico da Teoria Heliocêntrica, e, além disso, como uma atividade prática, analisar previamente a inserção desse conteúdo (por meio de uma perspectiva historiográfica) nos livros didáticos de Ciências da Natureza e/ou Física, aprovados no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A importância deste episódio histórico é relacionada principalmente ao nome de Nicolau Copérnico (1473-1543), por estar ligado a uma das maiores revoluções astronômicas da Era Cristã: a Revolução Copernicana. Copérnico alterou a posição da Terra, bem como adicionou a ela dois movimentos, o de rotação e o de translação. Dessa forma, o que pode ter influenciado Copérnico a representar o mundo de uma forma distinta da que estava estabelecida em sua época? Quando Copérnico propôs alterações à Teoria Geocêntrica, será que este estava convencido de que ela toda estava equivocada? Ou ainda, existiram dificuldades para a aceitação da teoria heliocêntrica? Em um primeiro momento, busca-se apresentar elementos que possam responder essas e outras possíveis questões. Em seguida, apresenta-se a perspectiva historiográfica adotada para análise prévia dos livros didáticos, a mesma consiste de forma central nas discussões sobre vícios historiográficos (História whig, pseudo-história e quase-história). A partir de todas discussões, propõe-se a realização da atividade de análise dos livros didáticos, onde irá buscar evidenciar (ou não) a existência de vícios historiográficos nesses materiais em relação ao conteúdo sobre Teoria Heliocêntrica. Por fim, espera-se que os participantes do workshop desenvolvam e/ou ampliem sua criticidade acerca da qualidade dos livros didáticos usados em situações no ensino de ciências/física.


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst1v3.8.1.859 19/04/2024 09:53