INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: WORKSHOP 06: História do Ensino de Ciências para crianças: natureza e ambiente no começo do século XX
Local: IFSC-Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
Período: 23/07/2019 até 23/07/2019 Horário: 13h30min às 17h Carga Horária: 3 Número de Vagas: 20


Resumo

Natalina Aparecida Laguna Sicca (Centro Universitário Moura Lacerda)

Pedro Wagner Gonçalves (UNICAMP)

Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti(UFSCar)

 

A história da implantação do Ensino de Ciências na educação primária brasileira merece especial atenção seja para identificar os momentos decisivos de introdução no currículo oficial, seja para compreender seus objetivos e caracterizar a concepção de ciência, de natureza e a quem se destinava. No fim do século XIX e início do XX foram dados passos decisivos e é possível identificar agentes, suas influências estrangeiras e seus propósitos. De certo modo, esse movimento se identifica com a própria implantação da educação de massas baseada em duas inovações na época, que se deram sob o argumento da modernização: o grupo escolar e a escola normal. Acrescenta-se a isso, o discurso que vinculava o conhecimento científico ao progresso e processo civilizatório. Há uma trajetória de transformações educacionais que contribui para refletir sobre muitos dos problemas atuais e das mudanças sociais decorrentes da revolução tecnológica (em um primeiro momento, a industrialização e a urbanização, de outro lado, no presente, os efeitos das mudanças no transporte e a emergência da sociedade do conhecimento). A Ciência no sistema educativo concebido perto de um século atrás deveria contribuir para que as crianças aceitassem sua posição na estrutura social, ou seja, as Ciências eram instrumento de reprodução das diferenças sociais. Refletir sobre a distância entre o discurso e a realidade educativa ajuda a entender as limitações tanto materiais, quanto sociais do projeto de construção da educação nacional. Analisaremos os documentos oficiais voltados para o grupo escolar e escola normal para compreender as metodologias e os programas voltados para o ensino de ciências para crianças. Também nos deteremos em discursos de educadores que participaram das Conferencias Nacionais de Educação do início do século XX e periódicos da época buscando compreender os discursos circulantes nos mesmos, voltados para as finalidades e formas de organização da escola primária e para a formação de professores para a escola primária. Particularmente analisaremos a concepção de ciência, as metodologias e os programas para o ensino de ciências. Procederemos na oficina à análise documental de fontes primárias, buscando relacionar os excertos dos documentos com o contexto da época. De certo modo analisaremos como se propôs o ensino de ciências para crianças no processo de renovação do ensino primário e organização da escola graduada. O objetivo desta oficina é possibilitar que os participantes manipulem e interpretem documentos para ajudar a interpretar seu significado e alcance, bem como possibilitar um melhor entendimento do porque e o que se ensina de Ciências na educação atual. Trata das inovações técnicas que marcaram a implantação da educação de massa.


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



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