Fabiano Severino Gomes Júnior (IFC – Rio do Sul)
Fabrício Sasse (IFC – Rio do Sul)
Reinaldo Francener (IFC – Rio do Sul)
Angelisa Benetti Clebsch (IFC – Rio do Sul)
Adriana Marin (IFC – Rio do Sul)
Uma revisão histórica do olhar da Física na busca da resposta à questão “Do que somos feitos?”, foi a temática de um minicurso, elaborado na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul. A ideia central deste minicurso foi a divulgação científica para o público leigo, que poderia ser composto de estudantes, trabalhadores, ou qualquer pessoa que se sentisse convidada a conhecer mais sobre o mundo o rodeia. Para o seu desenvolvimento, empregou-se uma abordagem histórico-filosófica da Ciência, pois defende-se que tal viés pode contribuir no entendimento da natureza da Ciência, evidenciando que as teorias são objeto de constante revisão. Foram abordadas desde as concepções dos gregos sobre a constituição da matéria, às principais ideias e descobertas que levaram a proposição de modelos atômicos clássicos e modernos, até chegar ao modelo padrão da física de partículas. Assim, apresentaram-se evoluções de diversas áreas e tópicos de Física que contribuíram para o entendimento da estrutura elementar da matéria, como a eletricidade, a radioatividade, a natureza da luz e a mecânica quântica. Como decorrência, o minicurso permitiu o entendimento de possíveis relações entre Ciência, tecnologia, cultura e sociedade. Tem-se como objetivos gerais deste workshop: (1) apresentar a proposta e a abordagem utilizadas durante o minicurso à professores e pesquisadores da educação; (2) socializar as experiências vivenciadas durante o desenvolvimento e a aplicação, através de discussões e demonstrações de experimentos; (3) apresentar os resultados obtidos quanto a satisfação e entendimento do assunto exposto no minicurso. Para o desenvolvimento do workshop, será realizada inicialmente uma atividade de imersão, feita também durante a aplicação do minicurso, com o objetivo de proporcionar uma reflexão inicial sobre a constituição e estrutura da matéria. Pretende-se que o workshop proporcione a percepção da importância de, no ensino, levantar as perguntas e problemas que levaram os pesquisadores à produção de conhecimentos científicos. A percepção dos momentos de rupturas e mudanças de paradigma, próprios da produção do conhecimento, é fundamental para o entendimento da natureza da ciência. Espera-se que a possibilidade didática apresentada seja considerada por professores e pesquisadores no ensino dos modelos atômicos e da estrutura da matéria.
Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC
VII Jornada de História da Ciência e Ensino
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv1.appdocker1-inst1v3.8.1.859 19/04/2024 03:25