INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: WORKSHOP 09: A história da Cromatografia: uma avaliação qualitativa e de ensino
Local: IFSC-Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
Período: 23/07/2019 até 23/07/2019 Horário: 13h30min às 15h Carga Horária: 2 Número de Vagas: 20


Resumo

Sandra Aparecida dos Santos (UNIDAVI)

Renata Dalcanale Araujo (UNIDAVI)

Bianca Roberta Hasse (UNIDAVI)

 

Constituindo um método de investigação do solo, a cromatografia pode ser considerada uma ferramenta de ensino composta por análises físico-química-biológicas, caracterizada pelo conjunto de técnicas, que separa substâncias distintas. A fundamentação desse processo é a interação dos componentes do solo dentro de uma mistura, devido a relação entre as duas fases imiscíveis, uma estacionária que retém os elementos e uma fase móvel que conduz a mistura pelo soluto através da fase estacionária, o que torna a técnica cromatográfica versátil e de ampla aplicação, principalmente atuando em áreas relacionadas à Química (DEGANI; CASS; VIEIRA, 1998). Definiu-se o termo cromatografia (proveniente do grego chroma, cor, e graphos, escrever), em 1901, pelo botânico russo Mijaíl Tswett, através de suas investigações sobre a separação de pigmentos vegetais, como a clorofila. O experimento consistiu em deslocar soluções vegetais dentro de uma coluna de vidro contendo carbonato de cálcio, interagindo diferentemente com os componentes da mistura, separando-se em marcações coloridas distintas. Entretanto, somente entre 1906 e 1907 esse método científico foi apresentado para a sociedade botânica alemã, em um artigo publicado na revista “Berichte der Deutschen Gesellschaft botanischen”, gerando assim atenção na comunidade científica da época, a qual presenciava um desenvolvimento industrial e científico exponencial devido aos incentivos governamentais. A preocupação com lixiviação do solo emergiu em 1924 por grupos de agricultores alemães preocupados com o futuro da agricultura, uma vez que necessitavam de um pacote tecnológico defendido desde a Revolução Verde, prejudicando o desenvolvimento vegetal. Conforme Pfeiffer (1983 apud RIVERA; PINHEIRO, 2011, p.22), a qualidade do solo está relacionada com sua matriz biotecnológica, correspondendo ao seu potencial de vitalidade e fertilidade. Para compor um método cromatográfico em uma superfície circular plana, o Chroma Test, Pfeiffer (1983) embasou-se em trabalhos científicos anteriores, como a cristalização sensitiva com sais de cobre. Dessa forma, a cromatografia do solo possibilitou aos agricultores compreender a dinâmica do solo, assim como sua saúde e o desenvolvimento vegetal. Pretende-se neste workshop apresentar episódios históricos desde o surgimento da cromatografia até a elaboração da cromatografia em papel de solo como um método de avaliação qualitativa, juntamente sua abordagem conceitual e interpretativa, por meio da confecção de cromatografias de solo; além de abordar aspectos pedagógicos envolvidos na técnica.


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



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