Anelise G. de Luca(IFC - Araquari)
André L. Fachini de Souza (IFC - Araquari)
Mylena Larissa de Araujo (IFC - Araquari)
Nayara Stanski Tkaczyk (IFC - Araquari)
Franciele Dias Dordet (IFC – Araquari)
Este workshop pretende apresentar o percurso histórico da experimentação na Ciência, aproximando os estudos de Roger Bacon e Robert Boyle, uma vez que, representam maneiras de pensar de correntes importantíssimas em épocas distintas, símbolos de pontos extremos e contrários das formas de enxergar e interpretar o mundo a partir da experimentação (ALFONSO-GOLDFARB, 2001). É possível perceber que a aparente continuidade entre seus trabalhos evidenciou rupturas entre o universo da alquimia e da ciência moderna. Observar, elaborar hipóteses, experimentar, debater são atitudes que evidenciaram fazeres e saberes demonstrados por experimentadores de diversos períodos da história e que constituíram muito do que se pensa e do que se faz nas experimentações. A necessidade de olhar para o contexto escolar e encontrar vestígios de como a experimentação no ensino vem sendo desenhada ao longo dos tempos, faz com que se perceba a trajetória do desenvolvimento do Ensino de Ciências. O uso da experimentação no Ensino de Ciências ainda se constitui significativo e precisa ser explorado e pesquisado no contexto da escola, buscando possibilidades diversificadas de abordagens e entendimentos quanto a sua efetividade e como promotora de diálogos, favorecendo a aprendizagem. Desta forma o presente workshop especificamente apresentará um breve histórico da experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências e em seguida, desenvolverá experimentos considerando novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem: investigação, problematização, contextualização e interdisciplinaridade. Como procedimentos metodológicos e didáticos: inicialmente a problematização do tema será desenvolvida por meio do questionamento: Como são realizadas as experimentações no Ensino de Ciências? A partir dos aspectos apresentados para o questionamento, será exposto o percurso histórico da experimentação na Ciência e no Ensino de Ciências, enfatizando as contribuições de Roger Bacon, Robert Boyle entre outros pesquisadores, e as tendências pedagógicas que viabilizaram saberes e fazeres para o ensino e aprendizagem das ciências. E então será realizado o experimento: identificação e quantificação da vitamina C nos alimentos, considerando uma abordagem investigativa, contextualizada e interdisciplinar, proporcionando o planejamento e as discussões a cerca da experimentação no ensino de ciências.
Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC
VII Jornada de História da Ciência e Ensino
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv1.appdocker1-inst1v3.8.1.855 28/03/2024 18:40