INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 19 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Mini-Curso
Título: WORKSHOP 17: Meu lugar e endereço na história: a importância da escuta, acolhida e autoria para ser sujeito da ciência hoje
Local: IFSC-Câmpus Jaraguá do Sul - Rau
Período: 23/07/2019 até 23/07/2019 Horário: 15h30min às 17h Carga Horária: 2 Número de Vagas: 20


Resumo

Estela Ramos de Souza de Oliveira (UFSC / IFSC)

 

Qual a função do professor, do pesquisador, do intelectual? Que potência há no exercício da docência, pesquisa, extensão e produção escrita? Quais estratégias possíveis para a atuação dentro de um contexto caracterizado por transformações múltiplas, inserção de paradigmas e respeito à diversidade? Esses questionamentos sugerem alguns dos desafios permanentes dos sujeitos que se propõem a formar para a ciência e/ou docência. Por isso, a partir dessas perguntas norteadoras, este workshop é uma proposta de reflexão que visa à contribuição do desenvolvimento do olhar sensível ao outro e a si como ferramenta de constituição do intelectual. Possível de ser replicável ou adaptado para novos espaços de formação, esta atividade trata-se de uma intervenção que busca muito mais impulsionar do que concluir qualquer questão. Para o debate que se apresenta, será inicialmente exposta a trajetória do escritor e biólogo moçambicano Mia Couto e as concepções intrínsecas à atuação dele: escuta, acolhida, inserção, registro e intervenção social. Além da apresentação expositiva, estão previstas como metodologia predominante do encontro a leitura coletiva, discussão em pares e uma proposta de escrita individual. No que se refere a esta última, serão encaminhadas atividades que privilegiarão as concepções de escrita sobre si e a aplicação do conceito de escrevivência (um jogo com as palavras escrever, viver, se ver, proposto pela escritora e pesquisadora Conceição Evaristo). Pensada inicialmente para atender a docentes que atuam na formação de professores, ressalta-se que as possibilidades de recepção desta atividade transcendem os objetivos iniciais e poderão proporcionar aos participantes, independentemente da área e da etapa de formação, o desenvolvimento da autoformação e a confirmação da escuta e da escrita como ferramentas de ser e estar no mundo de forma autônoma (FREIRE), sensível (CÂNDIDO) e possível (TODOROV).


Público Alvo

Estudantes de graduação e professores e técnicos administrativos do IFSC



Membros da Equipe

  DANILLO DUQUE TEIXEIRA BRANDAO
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  TIAGO ROBERTO MANSKE
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  JONI SOARES
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)

  JEAN LUCAS OSOVSKI
Categoria: DISCENTE
Função : VOLUNTARIO(A)
  IARA MAITE CAMPESTRINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LALINE BROETTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MICHELY DE MELO PELLIZZARO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ANDERSON BERTOLDI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANELISE GRUNFELD DE LUCA
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres

  ANA MARIA LUDWIG MORAES
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres
  SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : Coordenador(a) da Sessão de Pôsteres


Atividade que faz parte

VII Jornada de História da Ciência e Ensino



<< voltar

SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv1.appdocker3-inst1v3.8.1.859 19/04/2024 01:37