Notícias > Apresentações das Bancas de Defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso Engenharia Elétrica 2022-1

Prezados(as), Convidamos para as apresentações das bancas de defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso, da Engenharia Elétrica, que acontecerão de 04 à 15/07/2022, conforme o cronograma:

 

Data : 07/07 às 19h30

 

Sistema de automação de compressores de ar alternativos de pistão por inversor de frequência com destaque para eficiência energética

 

Aluno: Anderson Roberto Sell

Orientador: Professor Janderson Duarte

Banca: Jeferson Luiz Curzel

           Jose Flavio Dums

           Juliano Sadi Scholz

Local: Auditório

 

Resumo
Trabalho acadêmico consiste no estudo de solução de acionamento elétrico para compressores alternativos de pistão utilizando inversor de frequência, pois diante da aplicação do ar comprimido nas mais diversas áreas, seja na indústria mecânica, química, de alimentos, automotiva, entre outras. Também utilizado em larga escala em hospitais, clinicas médicas e odontológicas; onde os compressores não possuem um acionamento elétrico mais elaborado, não permitindo assim ajustes mais eficazes energeticamente. O trabalho consiste na apresentação e na implementação de automação elétrica mais aperfeiçoada, permitindo a variação de velocidade do motor elétrico e consequentemente modulação da vazão do compressor, ajustando de tal forma a demanda de ar comprimido do usuário final. Após análise, testes de aplicação e estudos, será possível desenvolver sistema que permita a aplicação desse tipo de automação em vários modelos e potências de compressores alternativos de pistão, além de provável economia de energia elétrica para os usuários, tornando o equipamento mais eficaz, proporcionando assim ganho em eficiência energética.

 

Data : 08/07 às 15h

 

PROJETO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA CONTROLE DE QUALIDADE EM INDÚSTRIA DE PEÇAS TÉCNICAS EM PLÁSTICO

 

Aluno: Otávio Angeli de Oliveira

Orientador: Professor Michael Klug

Banca: Jeferson Luiz Curzel

           Jose Flavio Dums

Local: Auditório

 

Resumo

 

Este trabalho apresenta a elaboração de um projeto de automação para controle de qualidade em peças técnicas em plástico. A indústria precisa otimizar seus processos e reduzir custos desenvolvendo e aplicando testes, a fim de garantir a qualidade na entrega do seu produto. Neste âmbito, a Engenharia Elétrica tem como uma de suas ramificações a automação, onde através do seu estudo, percebe-se que é possível realizar inspeções automatizadas para controle de qualidade. Para isso, é necessário desenvolver um sistema de automação capaz de realizar a leitura e análise de uma pressão e, a partir dela, decidir se a peça em questão está aprovada ou reprovada. Neste trabalho uma revisão bibliográfica é apresentada abordando o tema de controle de qualidade, automação e norma NR-12. Os requisitos para projeto são identificados e mostrados, o que possibilita encontrar de qual forma é possível obter o resultado de um teste para controle de qualidade automatizado. Por fim, será desenvolvido uma arquitetura de programa em Ladder em um Controlador Lógico Programável (CLP), sendo utilizado os conceitos da rede de Petri. Este projeto utilizará uma Interface Homem Máquina (IHM) como forma de visualização e parametrização das variáveis do processo, obtendo assim um projeto capaz de cumprir o processo inerente ao teste de estanqueidade.

 

Cordialmente Professora Joice Luiz Jeronimo - Coordenação de TCC


Notícia cadastrada em 30/06/2022 19:39  
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst229/03/2024 06:42