Political-Pedagogic Project

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Escolas das redes pública e particular de Xanxerê-
SC

A capacidade de análise de diferentes documentos educacionais;
- Compreensão das contextualizações histórico-sociais das legislações educacionais no
Brasil;
- Promover o entendimento da prática docente vinculada às exigências legais para a
educação;
- A compreensão da política educacional como um ato de poder que submete todo
sistema de ensino;
- A reflexão crítica sobre o conceito de gestão democrática da escola, bem como seus
desdobramentos enquanto prática coletiva e de construção do espaço de conhecimento e
relacionamento escolar.

As aulas serão desenvolvidas por meio das seguintes metodologias:
apresentação dialogada de teorias, conceitos e temas, discussão crítica, debates,
apresentação de seminários, construção de mapas conceituais, pesquisas e trabalhos
individuais e/ou em grupos.

Nome dos responsáveis pelo projeto:
Paulo José Furtado
Lígia Wilhelms Eras

Tratando-se de um curso de formação continuada para professores, a
avaliação será realizada a partir de debates e da construção mútua de construção de
conhecimento entre os alunos, a partir dos objetivos de cada componente curricular e da
consideração crítica de teorias, conceitos e temas das disciplinas de Filosofia e
Sociologia.
Tendo-se em conta, a possibilidade de ausência de algum aluno, na data que
determinado componente curricular é ofertado, será disponibilizada a recuperação do
conteúdo ministrado/discutido, mediante a apresentação de um trabalho que contemple o
que foi proposto nos objetivos do componente curricular, isto, obviamente, se o discente
não exceder aos 25% de ausências.
As atividades avaliativas possuem peso 10,0 (dez); havendo mais de uma
atividade será efetuada a média aritmética simples.
Será considerado aprovado o cursante que obtiver nota mínima 6,0 (seis).

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