Political-Pedagogic Project

- Comunicar de forma clara, usando os mecanismos necessários para a atuação no trabalho e em outras situações cotidianas;
- Interagir em situações comuns do dia a dia;
- Trocar informações simples: fazer perguntas e dar respostas, fazer pedidos, emitir
opiniões, justificar atitudes;
- Identificar informações dadas em um texto escrito, posicionando-se;
- Preencher formulários, escrever relatos e descrições.

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  • Comunicar de forma clara, usando os mecanismos necessários para a atuação no trabalho e em outras situações cotidianas;

  • Interagir em situações comuns do dia a dia;

  • Trocar informações simples: fazer perguntas e dar respostas, fazer pedidos, emitir opiniões, justificar atitudes;

  • Identificar informações dadas em um texto escrito, posicionando-se;

  • Preencher formulários, escrever relato e descrições;

  • Demonstrar domínio de estruturas básicas morfossintáticas da língua portuguesa;

  • Dominar aspectos lexicais do português brasileiro, em geral, e sul catarinense, em particular;

  • Ler e interpretar textos de gêneros diversos;

  • Elaborar diálogos e narrativas de forma clara e coerente;

  • Ouvir e compreender áudios (reportagens, curta metragem, animação, dentre outros).

O desenvolvimento das aulas se dará em um processo constante de interação verbal, de modo a contemplar os conteúdos. Para tanto, serão realizados, constantemente, exercícios (oral e escritos), de modo a viabilizar a compreensão do conteúdo estudado.

Professor: Niguelme Cardoso Arruda
Formação: graduação em Letras-Português, mestrado e doutorado em Linguística e
Língua Portuguesa.

Componente fundamental do processo ensino aprendizagem, a avaliação possibilita verificar a qualidade do ensino oferecido, bem como a aprendizagem efetivamente apreendida. Nesse sentido, o aluno que apresentar domínio das competências e habilidades apresentadas, constituidoras dos requisitos básico deste curso, será considerado APTO. Caso o aluno não apresente domínio dessas competências e habilidades, será considerado NÃO APTO. Ressalta-se, ainda, que, por se tratar de um curso na modalidade presencial, o aluno terá sua aprovação se, além do conceito APTO, obtiver frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso.

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