Political-Pedagogic Project

Ver Projeto Pedagógico de Curso.

O presente curso não busca especificamente uma alteração da atuação profissional dos egressos, embora também contribua neste sentido, mas uma atuação prática em contexto de sala de aula de língua
inglesa:
- comunicar-se adequadamente na língua inglesa, em nível intermediário, em contextos básicos de comunicação;
- sintetizar e organizar ideias e informações, em língua inglesa, de forma lógica e coerente para atuação eficiente em situações reais e resolução de problemas da sala de aula e o cotidiano do aluno;
- construir estruturas linguísticas necessárias à eficiente comunicação social;
- construir práticas educativas de sala de aula eficientes em relação à aprendizagem do aluno;
- consolidar e ampliar o vocabulário, estruturas gramaticais e estratégias necessárias para o bom andamento do ensino da Língua.

O aluno egresso do Curso FIC – Inglês para Professores de Inglês deverá estar apto a agir sobre seu conhecimento e sobre sua prática educativa a fim de aprimorar o ensino da Língua Inglesa e o aprendizado dos estudantes.

A metodologia adotada leva em conta o modelo pedagógico do IFSC, que tem como base
epistemológica a perspectiva construtivista, onde:
• A base metodológica é o processo dialógico entre o sujeito da aprendizagem e os saberes socialmente construídos;
• A base pedagógica tem o docente como mediador do processo de ensino e aprendizagem;

As atividades teóricas e práticas serão desenvolvidas considerando o conhecimento prévio dos alunos, suas vivências e experiências relativas à Língua Inglesa, assim como as estruturas linguísticas e competências exigidas durante o processo de ensino.

A realização do curso FIC – Língua Inglesa para professores de Inglês prevê 3h/semanais de atividades presenciais no IFSC, campus São Carlos.

Elena Wendling Ruscheinsky

Contatos: elena.ruscheinsky@ifsc.edu.br

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem acontecerá de forma a considerar os seguintes princípios: avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliações individuais e em grupo,
colaboração e cooperação com colegas e professores;


De acordo com o Regulamento Didático-pedagógico do IFSC (RDP- 11/2014), em seu Art. 41 coloca que resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1o O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2o Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3o O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez). 

Dessa forma, serão considerados os seguintes conceitos para cada critério de aprendizagem, atribuindo as notas:
• Atende: nota entre 8 a 10
• Atende parcialmente: nota entre 6 a 7
• Não atende: inferior a nota 6

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