Political-Pedagogic Project

O objetivo geral do curso é formar profissionais de nível médio, com sólida formação geral
fundamentada na ética, na cidadania e na autonomia, para atuar no gerenciamento de processos
construtivos das edificações, utilizando métodos, técnicas e procedimentos que garantam a
qualidade e a produtividade da construção predial, integrado à segurança dos trabalhadores.
O objetivo específico é formar técnicos de nível médio em edificações com o seguinte perfil
profissional: Planeja, projeta e executa edificações conforme normas técnicas e de acordo com
legislação específica. Elabora orçamento de obras. Auxilia na assistência técnica no estudo e
desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena
a execução de serviços de manutenção dos equipamentos e das instalações em edificações.
Orienta a compra, venda e utilização de produtos e equipamentos utilizados na construção civil.

22. Áreas de Atuação do Egresso
O Técnico em Edificações detém conhecimentos científicos e tecnológicos que lhe permite
atuar na operacionalização das atividades relacionadas à construção civil, de acordo com a
legislação vigente. Auxilia e executa o planejamento, o acompanhamento, a orientação técnica em
todas as etapas do processo de construção.
O campo de atuação da habilitação em Técnico de Edificações possibilita atuar na indústria da
construção civil, compreendendo empresas de projeto, estabelecimentos de ensino, prefeituras e


órgãos governamentais, setor de manutenção de todos os tipos de indústrias, como profissional
liberal ou pequeno empresário na área de desenho, topografia, instalações e acompanhamento de
obras.
O Técnico em Edificações exerce sua profissão em escritório ou em campo, no contexto
profissional da engenharia civil e da arquitetura, com competência para realizar tarefas
relacionadas ao planejamento, projeto, controle, execução e manutenção de edificações.
Desenvolve atividades individuais ou em grupo, conduzindo equipes, atuando com ética,
responsabilidade, espírito inovador e empreendedor, com compromisso social e profissional.

O aluno egresso do Curso Técnico em Edificações é o profissional com as seguintes
competências:
C1: Elabora, desenha, detalha e interpreta projetos de construções prediais, conforme
legislação específica;

C2: Executa obras e realiza manutenções e reformas de edificações conforme legislação
específica;

C3: Executa ensaios de laboratório e controle de qualidade de materiais da construção civil e
solos;

C4: Planeja e orienta a implantação do canteiro de obra e a locação da edificação;

C5: Implementa na obra os programas de segurança e higiene do trabalho;

C6: Fiscaliza, vistoria e presta assistência na execução dos trabalhos da construção civil e
executa mensurações;

C7: Organiza e controla o fluxo de materiais, equipamentos e ferramentas;

C8: Realiza apontamento de diário de obra, dimensionamento de equipes, medição de
execução de serviço;

C9: Implementa e controla a destinação adequada dos resíduos da construção civil;

C10: Elabora planejamento e orçamento de obras.

Na perspectiva de identificar a prática pedagógica dentro de princípios norteadores de uma
ação educativa pautada na responsabilidade de formar cidadãos críticos e conscientes do seu
papel na sociedade, partimos do entendimento segundo GRINSPUN (1999), “que a
fundamentação básica da educação tecnológica, resume-se no saber-fazer, saber-pensar e criar,
que não se esgota na transmissão de conhecimentos, mas inicia-se na busca da construção de
conhecimentos que possibilite transformar e superar o conhecido e ensinado” (...).
Sob essa ótica e na perspectiva do fazer pedagógico da educação profissional, pautada na
concepção curricular da construção de competências, centrada na aprendizagem, destacam-se as
linhas norteadoras deste Plano de Curso no que diz respeito à metodologia:
A intervenção pedagógica será estruturada com base no desenvolvimento de competências,
habilidades e atitudes, tendo como pressupostos: o trabalho como princípio educativo; a
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e entre teoria e prática; a articulação entre
ciência, tecnologia e sociedade aprender a aprender, a contextualização, a pesquisa, a
problematização, a aprendizagem significativa, a interdisciplinaridade, e a autonomia;
O papel do professor consistirá em mediar, facilitar, o ensino e a aprendizagem, a partir de
ações planejadas, com objetivo de propiciar o exercício contínuo e contextualizado dos processos


de mobilização, articulação, reelaboração e aplicação do conhecimento;
Os recursos didáticos serão constituídos a partir dos componentes curriculares e dos eixos
temáticos, na perspectiva de criar situações de aprendizagem, nas quais o aluno participe
ativamente na construção das suas competências e habilidades;
Os conteúdos dos componentes curriculares serão desenvolvidos de forma integrada, de modo
que haja uma contextualização do conhecimento adquirido. Por exemplo: na disciplina de Projeto
Integrador, o aluno deverá até o final do semestre, elaborar o projeto arquitetônico de uma
edificação, a qual servirá de objeto para o desenvolvimento do projeto hidrossanitário, do projeto
elétrico, do orçamento e estrutural nos respectivos componentes curriculares.
Desta forma no último semestre terão a disciplina do Projeto Integrador como componente
curricular capaz de avaliar a formação de competências que dificilmente poderiam ser
desenvolvidas e avaliadas isoladamente pelas componentes curriculares. As atividades práticas
propostas pelas unidades curriculares do último módulo simularão, em muitos aspectos, as
situações de trabalho rotineiras do técnico, desafiando o aluno a aplicar habilidades e
conhecimentos trabalhados em diferentes componentes curriculares. Para o último semestre será
desenvolvido um projeto que será validado como trabalho de conclusão de curso. Este projeto
será orientado pelos professores e defendido como trabalho final de curso.

5. Chefe DEPE:
Juliete Alves Dos Santos Linkowski , juliete.linkowski@ifsc.edu.br, (47) 3627-4500.
6. Contato:
Ana Paula Pupo Correia, ana.pupo@ifsc.edu.br, (47) 3627-4500.
7. Nome do Coordenador do curso:
Ana Paula Pupo Correia

30. Avaliação da aprendizagem:
Avaliações
Conforme Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC,2014, Art. 102. O resultado da
avaliação será registrado em valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga
horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o valor 0 (zero).

Projeto
Arquitetônico I

Projeto
Arquitetônico II

Desenho Arquitetônico

Projeto
Arquitetônico I

Projeto
Integrador

Estruturas I Estruturas II


§ 3º O registro parcial de cada componente curricular será realizado pelo professor no
diário de classe na forma de valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 4º A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de
avaliações, suas ponderações e as discussões do conselho de classe final.
§ 5º A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os
objetivos ou competências propostos no plano de ensino.

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