Political-Pedagogic Project

O Técnico em Restaurante e Bar é o profissional que recepciona, encaminha e atende ao cliente no salão e bar do restaurante, bares e similares. Coordena a operação nos setores de bar e restaurantes, controla e inventaria estoque de bebidas e utensílios de salão e bar. Responsável pelo serviço de mesa e coquetelaria. Domina a etiqueta do serviço de restaurante. Colabora na harmonização entre alimentos e bebidas.

O técnico em Restaurante e Bar poderá atuar em restaurantes, bares, buffets, cafeterias, lanchonetes, empresas organizadoras de eventos, meios de hospedagem, supermercados, importadoras de bebidas, embarcações, hospitais e demais empresas que atuam no mercado de Alimentos & Bebidas

- Interpretar e aplicar normas e procedimentos de higiene e segurança dos alimentos e bebidas.

- Orientar suas ações pelos critérios de qualidade na prestação de serviços.

- Conceber, organizar e viabilizar produtos e serviços na área de Alimentos & Bebidas, adequando-se aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas da clientela.

- Organizar espaços físicos de atendimento para serviços de alimentação, prevendo seus ambientes, uso e articulação funcional e fluxos de trabalho e de pessoas.

- Operacionalizar política comercial, realizando prospecção mercadológica, identificação e captação de clientes e adequação dos produtos e serviços de acordo com sua tipologia, direcionando ações de venda.

- Aplicar técnicas de planejamento, gestão, operação, avaliação e controle, na contextualização dos serviços oferecidos em restaurantes e bares.

- Dominar a etiqueta social e profissional para exercer as funções atribuídas.

- Agir de forma ética utilizando se dos princípios de relacionamento humano, cidadania e linguagem adequada na comunicação. - Aplicar os princípios e recursos da responsabilidade socioeconômico e ambiental.

- Compreender e transmitir com clareza a fundamentação histórica do turismo, hospitalidade e gastronomia.

Ver Projeto Pedagógico do Curso

 Chefe DEPE:

André Luiz Silva de Moraes. E-mail: andré.moraes@ifsc.edu.br, telefone: (48) 99836-8644.

Coordenador do curso:

Ícaro Coriolano Honório. E-mail: icaro.coriolano@ifsc.edu.br, telefone: (48) 99860-3260.

Ver Projeto Pedagógico do Curso

File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst118/04/2024 19:29