Political-Pedagogic Project

O egresso do Curso de Ferramentas para Educação é capaz de criar oportunidades de aprendizagem, simplificar tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensar de forma crítica, tudo isso sem interromper os fluxos de trabalho em andamento. Será capaz de utilizar ferramentas de conceito na nuvem para aumentar a produtividade na escola, promovendo maior desempenho e integração dos alunos.

● Escolas públicas e privadas;
● Universidades;
● Centros de pesquisa em educação;
● Empresas e centros de formação profissional.

● Utilizar ferramentas on-line;
● Compartilhar e gerenciar conteúdos;
● Tornar colaborativo o processo de educação;
● Otimizar o tempo das atividades.

Como estratégia de ensino, pretende-se promover autonomia discente na condução dos estudos, sendo disponibilizado um roteiro no qual poderá se orientar e acessar os tópicos na sequência correta, visualizar o cronograma de todas atividades do curso e também o plano de ensino.


O curso será ofertado na modalidade EAD, sendo composto por uma única unidade curricular, com os tópicos devidamente organizados. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos terão oportunidade de manter comunicação síncrona e assíncrona com outros alunos e tutores, possibilitando o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, mesmo que a distância.


As ferramentas de aprendizagem e interação virtuais (conforme apresentado no item 25.3) incluem mídias audiovisuais, questionários, simuladores computacionais e fórum de dúvidas, que irão colaborar para a eficácia da assimilação dos conteúdos explorados ao longo do curso.

Chefe DEPE:
Lucas Schmidt - lucas.schmidt@ifsc.edu.br
Fone (48) 3301-9102

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos:
Tiago Quartiero Pereira - tiago.quartiero@ifsc.edu.br
Mário da Rosa João - mario.joao@ifsc.edu.br

A avaliação dos estudantes será realizada como parte integrante do processo educativo e acontecerá ao longo do curso de modo a permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e o desenvolvimento de competências, resgatando suas dimensões diagnóstica, formativa, processual e somativa.

As avaliações ocorrerão ao longo de todo o curso e serão realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Poderão acontecer avaliações em atividades síncronas via webconferência, por exemplo, apresentação de resultados de atividades. Haverá pelo menos uma avaliação para cada Estudo. Todas as avaliações serão corrigidas em webconferência. Entretanto, não necessariamente farão a composição da nota final do estudante.

Os instrumentos de avaliação serão diversificados com o objetivo de estimular o estudante à: pesquisa, extensão, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. Serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação, mas não se limitando a eles: fóruns, questões de auto resposta, pesquisas, jogos, avaliação por pares, estudos de caso e desenvolvimento de projetos.

De acordo com o Art. 41, do Regimento Didático Pedagógico do IFSC, o resultado final da avaliação será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6 (seis) o resultado mínimo para aprovação. A Nota Final será a média das notas das atividades avaliativas, levando em consideração o peso de cada uma delas.

A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação de recuperação.

Por se tratar de um Curso de Formação Continuada, não é abrangido pela Resolução CEPE no 04 de 16 de março de 2017, que “estabelece diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, de Graduação e Pós-Graduação, no âmbito do IFSC”. Nesse sentido, não há a necessidade de momentos presenciais.

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