Political-Pedagogic Project

O Aluno do Curso de Introdução à Linguagem C, ao concluir seus estudos, terá
conhecimentos sobre a linguagem de programação e ambientes de desenvolvimento,
podendo atuar no desenvolvimento, depuração e manutenção destes softwares.

O Aluno do Curso de Introdução à Linguagem C, ao concluir seus estudos, terá
conhecimentos sobre a linguagem de programação e ambientes de desenvolvimento,
podendo atuar no desenvolvimento, depuração e manutenção destes softwares.

- Expressar em forma de algoritmos e fluxogramas procedimentos lógico sequenciais que possam ser processados por um computador;

- Codificar em linguagem C pequenos algoritmos para processamento de entrada e saída de dados em sistemas digitais;

- Desenvolver programas simples de interfaceamento de dados em linguagem C.

A   metodologia   a   ser   empregada   para   a   construção   das   competências   será
orientada pelo conteúdo do curso, agregando às bases tecnológicas estabelecidas.
As   estratégias   pedagógicas   desenvolvidas   serão   realizadas   em   ambiente   de
laboratório e de sala de aula, em diferentes situações de aprendizagem, buscando a
mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e
afetivas, envolvendo estudos de caso, problematização, entre outros, visando assim a
inovação, a criatividade, a busca da qualidade para facilitar a aprendizagem, apropriando
as metodologias apresentadas numa perspectiva contextualizada e inter temática. Estas
estratégias irão respeitar o conhecimento dos alunos de modo a permitir uma dinâmica de
produção e construção de conhecimentos, favorecendo a invenção e a inovação.
Também será estimulada a constante busca de informações pelos alunos, sendo
que os meios de acesso a essas informações deverão ser viabilizadas pela Instituição.

Edilson Hipolito da Silva
edilson.hipolito@ifsc.edu.br / (47) 3276-9600

Os aspectos analisados na avaliação durante o desenvolvimento do Curso serão os
seguintes:
 Competências   Comportamentais:  autonomia,   responsabilidade   e
relacionamento.
 Competências Técnicas - Ao longo do desenvolvimento do curso, o professor irá
realizar   registros   de   avaliações,   e   irá   avaliar   pelo   menos   2   competências
técnicas:   compreender   a   lógica   dos   programas   e   dominar   a   sintaxe   da
linguagem C.
Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
E - Excelente;
P - Proficiente;
S - Satisfatório;
I – Insuficiente.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso,
apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para
tanto, utilizar-se-á nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades
pedagógicas   no   decorrer   do   período   do   próprio   curso,   que   possam   promover   a
aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos
de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo
professor. Para fins de aprovação é considerado APTO, o aluno que atingir, no mínimo,
SATISFATÓRIO em todas as competências,  bem como frequência igual ou superior a
75% (setenta e cinco por cento) da Unidade Curricular

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