Political-Pedagogic Project

O egresso do curso é um profissional capaz de atuar no contexto escolar, no desenvolvimento de atividades educacionais e de projetos, e na implantação de programas de Educação Ambiental, em uma perspectiva crítico-transformadora.

O egresso poderá atuar em projetos de Educação Ambiental na Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e no Ensino Superior.

Os docentes egressos deste curso de formação continuada deverão ser capazes de:

- Compreender seu papel social na formação do sujeito crítico-transformador, fazendo escolhas pedagógicas mais fundamentadas, política e epistemologicamente;

- Refletir criticamento sobre a inserção da dimensão ambiental na escola;

- Planejar e implementar práticas de Educação Ambiental, a partir de uma abordagem teórico-metodológica que viabilize o seu desenvolvimento em uma perspectiva crítico-transformadora, que quando desenvolvida, possa contribuir com a transformação social e a emancipação humana.

Serão privilegiados caminhos didático-metodológicos centrados na dialogicidade, fundamentados nas bases epistemológicas e metodológicas da Pedagogia Freireana e voltados ao contexto da formação de professores, educadores ambientais.

Para tanto, o componente curricular disponibilizará materiais de estudo e videoaulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) pertinentes aos objetivos do curso. Além disso, neste ambiente, serão orientadas atividades assíncronas de aprendizagem como os fóruns, chats, tarefas, textos coletivos, questionários e leituras complementares mediadas pelo professor.

Para as atvidades síncronas estão previstos o desenvolvimento de análise de práticas de Educação Ambiental escolar e o planejamento de projetos de Educação Ambiental.

Gladis Teresinha Slonski

gladis@ifsc.edu.br

(48)3877-8430 / (48)999526664

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