Political-Pedagogic Project

O Curso de Formação Continuada em Fundamentos de Língua Portuguesa e Matemática para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possibilitará àqueles que dele participarem: facilitar a compreensão e o desenvolvimento da resolução das questões da prova do ENEM; interligar conceitos matemáticos com situações do cotidiano; compreender os objetivos propostos pelo ENEM no que diz respeito à área de Língua Portuguesa.

Ao terminar o curso, o participante terá adquirido, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, as competências necessárias para um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. 

O Curso de Formação Continuada em Fundamentos de Língua Portuguesa e Matemática para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possibilitará àqueles que dele participarem: facilitar a compreensão e o desenvolvimento da resolução das questões da prova do ENEM; interligar conceitos matemáticos com situações do cotidiano; compreender os objetivos propostos pelo ENEM no que diz respeito à área de Língua Portuguesa.

O desenvolvimento das aulas contará com a participação ativa dos discentes, em um processo de construção de conhecimento que terá professor e aluno como sujeitos atuantes. Para isso, os discentes serão instigados a participar ativamente das discussões sobre os temas abordados, relatando suas experiências e seus pontos de vista em relação a eles.  As aulas serão expositivas e interdisciplinares, nas quais estará presente a discussão do tema e o diálogo, sempre complementadas com a proposta de atividades e exercícios para desenvolvimento e fixação das competências. 

Michely de Melo Pellizzaro; Rosangela Jovino Alves
E-mail: michy_pz@yahoo.com.br / michely.pellizzaro@ifsc.edu.br / rosangela.j.alves@hotmail.com / rosangela.alves@ifsc.edu.br
(048) 9954-3435 / (044) 9152-3788 / (049) 3344-8479

A avaliação será feita de forma continuada e processual, a cada encontro, levando em consideração a participação nas atividades, a apropriação e a reflexão sobre os conteúdos ministrados. A partir das avaliações, o docente poderá identificar as dificuldades dos discentes e buscar alternativas para saná-las. O registro das avaliações será feito ao final de cada unidade curricular, considerando a situação dos discentes no que se refere às competências, atribuindo notas que variam de 0 a 10, conforme Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC.
A nota final será atribuída, calculada por meio da média aritmética das notas parciais obtidas pelos discentes ao longo do curso, e o aluno só será aprovado se atingir nota igual ou superior a 6 (seis). Ressalta-se que somente haverá atribuição de nota avaliativa e, consequentemente, possibilidade de certificação se o aluno apresentar, ao término do curso, frequência presencial igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). Para fins de reavaliação, no caso de ser atribuído ao aluno nota inferior a 6, será lhe assegurado, ao longo do curso, pelo menos 1 (um) instrumento reavaliativo relacionado ao tema no qual o mesmo ficou pendente.

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