Political-Pedagogic Project

O Curso FIC Português para fins acadêmicos tem como foco o desenvolvimento
das habilidades de leitura e escrita em gêneros formais como monografias e outros
trabalhos   acadêmicos.   O   estudante   irá   analisar   textos,   buscando   compreender   os
recursos linguísticos de coesão e coerência textual, podendo fazer uso dos mesmos em
sua produção escrita.

Por essa razão, a formação em Português para fins acadêmicos dará ao egresso
ferramentas   para   utilizar   a   língua   de   forma   mais   adequada   ao   contexto   formal.   Os
conhecimentos agregados com o curso irão auxiliar os universitários em sua atuação nas
diferentes   disciplinas   que   exigem   leitura   e   escrita,   inclusive   na   monografia   e   outros
trabalhos acadêmicos.

a) Compreender   que   o   português   apresenta   variedades   linguísticas   e   que,   nos   meios
acadêmicos, utiliza-se o padrão culto da língua portuguesa;
b) Ser   capaz   de   compreender,   interpretar   e   discutir   textos   em   língua   portuguesa,
especialmente relacionados a sua área profissional;
c) Utilizar recursos de coesão e coerência nas produções escritas para fins acadêmicos.

A   metodologia   é   pautada   no   currículo   integrado   compreendendo   sequências
didáticas que favoreçam a investigação e a problematização; em que o estudante terá
condições de conviver com as diferentes manifestações de escrita da nossa sociedade,
capacitando-o gradativamente como leitor efetivo dos textos do ensino superior, além da
percepção das múltiplas possibilidades de produção escrita.
As aulas buscam promover situações reais de comunicação e interação com textos
acadêmicos,   respeitando  o   conhecimento   prévio  do   estudante   a   fim   de   que   adquira
gradativamente novos conhecimentos sobre a escrita padrão. Para tanto, serão realizadas
atividades individuais e em grupos, orientadas pela professora.
Os textos servirão como meio para que se conheçam os recursos expressivos do
idioma e também representará o que se almeja alcançar. Ou seja, as produções escritas
dos alunos serão alvo de análise e constituirão objeto de estudo para o aprendizado da
língua.

estela.souza@ifsc.edu.br

(47)32769600

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e
contínua.   Serão   avaliadas   as   atividades   realizadas   e   o   comprometimento   do   aluno
durante   as   aulas,   considerando   seu   crescimento   e   desenvolvimento.   As   atividades
pedagógicas incluem atividades, produções escritas e provas.
Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10
(dez), lembrando que nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o estudante não
consiga elevar seu conceito nos trabalhos de recuperação. Ao final do curso, o aluno será
considerado apto/não apto. Também implica reprovação a presença inferior a 75% das
aulas. Caso o aluno necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá
horário de atendimento previamente agendado com o professor.

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