Political-Pedagogic Project

O curso tem como objetivo capacitar produtores rurais, estudantes e interessados no setor vitícola sobre a produção de uvas para processamento, objetivando-se a elaboração de vinhos e sucos, difundindo no Planalto Norte Catarinense, a cultura da uva, do vinho e do suco de uva, como alternativa de diversificação da produção agrícola regional, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a região do Planalto Norte Catarinense.
O egresso do curso poderá aplicar os conhecimentos adquiridos diretamente na sua propriedade e/ou comunidade. Além de servir como uma complementação curricular, o que no caso de técnicos em agroecologia, aumentando as possibilidades de atuação no mercado formal de trabalho.
O egresso terá condições de atuar no processo de produção da uva, conduzindo um vinhedo de uvas para processamento de vinhos e/ou suco, através de técnicas de manejo adequadas à qualidade da uva e do meio ambiente, aplicando técnicas que minimizem os impactos ambientais e difundindo a viticultura como uma nova opção de atividade agrícola na região do Planalto Norte Catarinense.
As aulas teóricas em sala serão expositivas e dialogadas, com auxílio de recursos audiovisuais, contemplando exemplos teóricos comparados com exemplos práticos da rotina dos participantes.
As aulas práticas ou visitas técnicas serão desenvolvidas no laboratório de Fitossanidade e Produção Vegetal do IFSC, Câmpus Canoinhas, ou em propriedades rurais, a serem definidas no transcorrer do curso. Ressalta-se que no campo experimental e nas propriedades rurais serão desenvolvidas pesquisas relacionadas aos temas abordados na ementa curricular deste curso, promovendo assim a troca de experiências entre os alunos e os produtores rurais. As aulas e as visitas técnicas serão realizadas objetivando a interdisciplinariedade, para uma formação mais ampla do aluno.
O coordenador/docente do curso disponibilizará uma apostila didática, contendo todos os conteúdos abordados em sala de aula. Para melhor compreensão dos conteúdos ministrados, serão realizadas aulas práticas sobre as práticas de manejo em vinhos, e aula prática sobre processamento de uva para elaboração de vinhos e suco de uva.
Nome do responsável pelo projeto: Douglas André Würz
Contatos: douglas.wurz@ifsc.edu.br
As avaliações serão realizadas de forma contínua durante todo o transcorrer do curso, sendo que as avaliações consistirão de observações dos alunos pelo professor em suas atividades, verificações teóricas, seminários e a atividades práticas. Durante o período do curso será realizado a recuperação de conteúdos, caso seja necessário. Será obrigatória a frequência às atividades ficando nela reprovado o aluno que não comparecer, no mínimo, a 75% (setenta e cinco por cento) para cada unidade curricular. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo que o resultado mínimo para aprovação no componente curricular é 6 (seis) e a decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações, e suas ponderações
File download
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv1.appdocker3-inst128/03/2024 09:44