Projeto Político Pedagógico

Reconhecer os tipos de máquinas de costura utilizados na indústria de confecção do
vestuário; Identificar os tipos de pontos e de costura industrial; Selecionar os tipos de
máquinas de costura conforme o tipo de produto do vestuário; Costurar e montar artigos do
vestuário em tecidos plano e de malha; Realizar operações básicas de bordado industrial.

Empresas de confecção de vestuário; Prestadoras de serviços terceirizados (facções) de
costura de peças do vestuário; Exercer funções como: auxiliar/ajudante de costura, auxiliar de
produção, costureira industrial;

Reconhecer os tipos de máquinas de costura utilizados na indústria de confecção do
vestuário; Identificar os tipos de pontos e de costura industrial; Selecionar os tipos de
máquinas de costura conforme o tipo de produto do vestuário; Costurar e montar artigos do
vestuário em tecidos plano e de malha; Realizar operações básicas de bordado industrial.

A prática pedagógica desenvolvida no IFSC privilegia a formação do cidadão crítico e
consciente do seu papel na sociedade. Nessa prática, o aluno coloca-se como sujeito ativo
no processo de aprendizagem, na interação com o conhecimento e com os demais sujeitos
que compõem o processo educativo. Nessa perspectiva, as atividades curriculares
proporcionam a análise interpretativa e crítica das competências profissionais estabelecidas
no perfil do egresso, bem como das práticas sociais relacionadas ao contexto da formação
continuada em Costura de roupas. O fazer pedagógico do curso está pautado na interação
entre professor e aluno, buscando o desenvolvimento das competências profissionais,
apropriando-se de métodos ativos que desafiam e motivam os alunos à construção dessas
competências, à reflexão, à iniciativa, à criatividade, à formação continuada, ao
compromisso ético e social, ao trabalho em equipe.

Marcelo Salmeron

Conforme o artigo 36 da RDP, os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão
constar no plano de ensino do componente curricular, estimulando o aluno à: pesquisa,
reflexão, iniciativa, criatividade,
laboralidade e cidadania. As avaliações podem constar de:
I - observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades;
II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva;
III - testes e provas escritos, com ou sem consulta;
IV - entrevistas e arguições;
V - resoluções de exercícios;
VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos;
VII - relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas;
VIII - atividades práticas referentes àquela formação;
IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade;
X - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe;
XI - demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.

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