Projeto Político Pedagógico

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Os egressos estarão aptos a formalizar e aprimorar seus atuais empreendimentos. Além disso,
pelo estímulo do curso e contato com outros colegas já atuando no mesmo ramo, espera-se
fomentar e preparar os discentes para desenvolverem e atuarem em cooperativas de Economia
Solidária.

As competências que se pretende desenvolver nos alunos do curso, respeitando-se as
particularidades individuais, são as seguintes:
a) Compreensão das vantagens de regularização de um empreendimento e dos passos
necessários para realizá-la;
b) Capacidade de compreender as principais variáveis do mercado em que atua;
c) Capacidade de compreender os principais elementos financeiros do seu negócio e
estabelecer preços competitivos e lucrativos;
d) Capacidade de gerir os investimentos e reinvestimentos necessários para seu negócio;
e) Capacidade de se relacionar com seus clientes de modo a satisfazê-los da melhor
forma possível, ao menor custo, de forma ética e responsável social e ambientalmente;f)
Capacidade de se relacionar com seus fornecedores de forma a manter baixos seus
custos de aquisição e estabelecer relações de parceria duradouras;
g) Capacidade de atuar de forma coletiva e cooperativa, segundo os preceitos da
economia solidária;
h) Capacidade de compreender os tributos envolvidos em seu negócio.

A metodologia empregada nas aulas será baseada em três momentos pedagógicos:
Problematização, Organização e Aplicação.
No primeiro momento será feita uma problematização do conhecimento. Para isso será
levantada uma questão, abrindo a discussão em sala sobre um tema proposto. A problematização
tem como objetivo fazer a ligação do conteúdo com situações reais que os alunos conhecem e
presenciam. Em um segundo momento ocorrerá a organização do conhecimento. Neste momento,
haverá a sistematização do conhecimento necessário para a compreensão do tema e da
problematização inicial, sob a orientação do professor. Dessa forma, o aluno irá comparar seu
conhecimento com o conhecimento científico para, a partir daí, melhor interpretar as situações
propostas. Por fim, no terceiro momento ocorrerá a aplicação do conhecimento. Este momento
destinar-se-á a abordar sistematicamente o conhecimento que virá sendo incorporado pelo aluno,
para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinam o seu estudo, como outras
situações que não estejam diretamente ligadas ao motivo inicial, mas que são explicadas pelo
mesmo conhecimento.

DADOS DO RESPONSAVEL PELO PROJETO DO CURSO
11 Nome do responsável pelo projeto:
Prof. Paulo César Machado
12 Contatos:
Telefone: (48) 3341-9731
Celular: (48) 9968-7742
E-mail: paulinho@ifsc.edu.br

O sistema de avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizado de acordo
com as normas estabelecidas no Regimento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, enfatizando-se
o aproveitamento dos alunos nas dinâmicas em sala e no desempenho dos trabalhos práticos pro-
postos.

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