Projeto Político Pedagógico

O curso de formação continuada em Manejo e recuperação de áreas degradadas destinase a produtores rurais e profissionais do setor florestal, assim como aos estudantes da área agrícola, como forma de qualificação profissional voltada ao desenvolvimento sustentável da região.

No eixo de recursos naturais, o curso possibilitará a formação continuada relativa aos cursos técnicos de agroecologia e agronegócio, os quais já são ofertados no Campus Lages. Também estará relacionado ao curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, o qual iniciará a oferta no primeiro semestre de 2019.

O egresso do Curso de Formação Continuada em Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas é capaz de conhecer conceitos básicos sobre recuperação, restauração, reabilitação e sucessão ecológica; conhecer as principais práticas agrícolas causadoras de impactos ambientais; conhecer as práticas de manejo sustentável de solos; conhecer as técnicas voltadas para a recuperação de áreas degradadas; conhecer aspectos sobre legislação e a gestão de áreas degradadas.

Neste curso, as avaliações acontecerão através de avaliação diagnóstica, processual, formativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos em grupo, colaboração e cooperação com colegas e professores. Serão realizadas avaliações durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Estes critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), o resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).

Paula Iaschitzki Ferreira

Contatos: E-mail: paula.iaschitzki@ifsc.edu.br Telefone: (49) 3221-4250

Se os alunos necessitarem de recuperação, a mesma será feita com base no art. 38 da RDP (Regulamento Didático Pedagógico do IFSC). A recuperação de estudos, a que todos os alunos têm direito, compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem. As novas atividades ocorrerão, preferencialmente, no horário regular de aula, podendo ser criadas estratégias alternativas que atendam necessidades específicas, tais como atividades sistemáticas em horário de atendimento paralelo e estudos dirigidos. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à nova avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst120/04/2024 06:16