Projeto Político Pedagógico

Profissionais graduados, licenciados ou não da rede pública estadual de SC, da rede privada, do Sistema S que atuam na EPT e trabalhadores dos IFs.
Justificativa
A oferta desta especialização em educação profissional e tecnológica de forma pública e gratuita se justifica tendo em vista a demanda por formação nessa área na região da Grande Florianópolis. É urgente a necessidade de se formar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu na área de Educação, com preparação consistente para atuar na Educação Profissional e Tecnológica, nas esferas da docência, da intervenção técnico-pedagógica, da pesquisa e da gestão de instituições e de políticas públicas, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de novos processos na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Diversas ações visando a expansão da oferta dessa modalidade educacional
10
estão em curso no Brasil e em nossa região, contudo, há relativa negligência no que tange a formação dos profissionais que atuam nesta oferta. Este curso pretende implementar uma proposta de formação de educadores orientada por uma perspectiva crítica, que concebe o trabalho como princípio educativo objetivando uma política de oferta pública específica para a formação de docentes do campo da EPT e formar profissionais aptos a enfrentar os desafios postos pelo momento atual. Finalmente, é de interesse fundamental deste curso, oferecer a oportunidade de cada profissional envolvido no processo tenha a oportunidade de refletir acerca dos direitos humanos e fundamentais que resguardam a garantia da cidadania a todas e todos de forma equânime, para que a realidade do mundo do trabalho possa ser sempre revista e encarada como um território de disputas em que não haja espaço para a discriminação.

Objetivos
Desenvolver conhecimentos teórico-metodológicos sobre a docência na Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva histórico-crítica, em prol de uma atuação profissional reflexiva e que busque a transformação social e a emancipação humana. Objetivos específicos: - Formar especialistas capazes de refletir criticamente a EPT, sistematizar e produzir conhecimentos nessa modalidade educacional; - Pesquisar, analisar e desenvolver metodologias apropriadas para a EPT; - Promover espaços de construção de conhecimentos teórico-práticos sobre o trabalho docente contextualizado, conforme inserção sócio profissional de alunos; - Compreender e fomentar a pesquisa no âmbito da docência na Educação Profissional e Tecnológica, como princípio educativo; e - Apropriar-se da historiografia da EPT.
IFSC - Câmpus Florianópolis Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst225/04/2024 05:23