Projeto Político Pedagógico

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Eletropneumáticos tem por
objetivo desenvolver competências e habilidades no campo da mecatrônica,
4
particularmente na área de eletropneumática industrial. A partir de fundamentos teóricos
de eletricidade básica, programação de controladores lógicos programáveis e mecânica,
propõe-se desenvolver no educando habilidades de raciocínio lógico e sistêmico para
elaboração, interpretação e construção física de circuitos eletropneumáticos. O propósito
é o de capacitar ao aluno para que este possa realizar corretamente as ligações
pneumáticas e elétricas, de acordo com o conteúdo do curso. As competências desenvolvidas no curso são:
1. Elaborar croquis e testar circuitos de aplicação da área eletropneumática por meio
de montagem física e de simulação computacional em software específico;
2. Interpretar o funcionamento e diagnosticar problemas de circuitos
eletropneumáticos empregando as técnicas adequadas.

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Eletropneumáticos tem por
objetivo desenvolver competências e habilidades no campo da mecatrônica,
4
particularmente na área de eletropneumática industrial. A partir de fundamentos teóricos
de eletricidade básica, programação de controladores lógicos programáveis e mecânica,
propõe-se desenvolver no educando habilidades de raciocínio lógico e sistêmico para
elaboração, interpretação e construção física de circuitos eletropneumáticos. O propósito
é o de capacitar ao aluno para que este possa realizar corretamente as ligações
pneumáticas e elétricas, de acordo com o conteúdo do curso. As competências desenvolvidas no curso são:
1. Elaborar croquis e testar circuitos de aplicação da área eletropneumática por meio
de montagem física e de simulação computacional em software específico;
2. Interpretar o funcionamento e diagnosticar problemas de circuitos
eletropneumáticos empregando as técnicas adequadas.

O profissional formado está capacitado a desempenhar suas atribuições na área de pneumática industrial. A partir de fundamentos teóricos de eletricidade e mecânica aplicados em sistemas eletropneumáticos, o profissional está capacitado para desenvolver habilidades de raciocínio lógico e sistêmico para elaboração, interpretação e construção física de circuitos eletropneumáticos. De acordo com este perfil, o profissional pode realizar montagens eletropneumáticas em máquinas industriais com o intuito de implementar os comandos discretos para o funcionamento e automação de máquinas ou processos industriais no âmbito do curso.

VER PPC

DEPARTAMENTO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A avaliação do curso primará pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em
um conjunto de ações que permitam a análise da constituição das competências por parte
do aluno. As avaliações serão feitas através de questões discursivas, elaboração de
diagramas que representem o funcionamento de uma máquina ou processo comandado
por uma ou várias tecnologias integradas, estudos de casos simplificados e
acompanhamento das atividades desenvolvidas em laboratório. Através do processo de
avaliação, o professor: 1. Obtém evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos,
habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando à
tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de aprendizagem do
aluno durante o curso;
2. Analisa a coerência do trabalho pedagógico com o perfil do egresso, previstas no
Projeto do Curso;
3. Estabelece previamente critérios que permitam visualizar o progresso e os desafios
dos alunos no desenvolvimento das competências. Os critérios servirão de
referência para o aluno avaliar sua trajetória e para o professor tomar decisões
quanto ao rumo dos processos de ensino e aprendizagem.

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