Projeto Político Pedagógico

O profissional egresso deste curso poderá ingressar no mercado como programador iniciante em Python e estará apto a adquirir novos conhecimentos sobre esta linguagem de maneira autônoma.

Poderá atuar na área de desenvolvimento de sistemas Python, podendo trabalhar em fábricas de software ou como rpogramador autônomo.

O egresso deverá estar apto a:

1. desenvolver programas scripts na linguagem python;

2. construir sistemas web utilizando a linguagem python;

3. desenvolver programas desktop em Python.

O curso de Introdução a Programação em Linguagem Python será ministrado adotando-se uma metodologia dialógica, estimulando o aluno a participar do processo de ensino de maneira ativa, e não apenas passivamente. Por ser um curso de preparação para o mundo do trabalho, a metodologia adotada tem maior foco na articulação teórico-prática dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Nesse sentido, propõe-se realizar muitas atividades práticas de codificação de programas na linguagem Python. O curso de 120h proposto se enquadra na modalidade semipresencial, onde 80h (66%) ocorrerão presencialmente em um laboratório de informática do campus, e 40h ocorrerão a distância. Neste curso serão utilizados os recursos do NEAD (núcleo de ensino a distância) bem como a plataforma Moodle.

Prof Delcino Picinin Júnior - delcino.junior@ifsc.edu.br

Conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, a avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção de conhecimentos. Também conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, a avaliação dos alunos será formalizada através da atribuição de notas de Um a Dez, em valores inteiros, sendo a nota Seis a nota mínima para aprovação. Ainda, a nota Zero se aplica à reprovação por falta. A utilização de diferentes instrumentos de avaliação possibilitará obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos e habilidades necessárias à constituição da competência prevista no curso, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Por ser um curso de programação de computadores, a avaliação está planejada através dos seguintes instrumentos: codificação de programas pelos alunos, provas e apresentação de seus programas codificados. No que se refere a superação de dificuldades, a recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem.

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