Projeto Político Pedagógico

O curso se destina a profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que, preferencialmente, estejam atuando na área de marketing.
Justificativa:
A região da serra catarinense, no passado, obteve um protagonismo no cenário econômico estadual, alcançando o segundo maior Produto Interno Bruto – PIB dentre os municípios catarinenses na década de 50. Após esse período o declínio de atividades como a pecuária extensiva e a indústria madeireira levou a uma redução da de sua importância econômica e ao empobrecimento de sua população.
Novas alternativas surgiram, como, por exemplo, o Turismo Rural, mas dificuldades de comunicação, de adequação do produto e de identificação de público-alvo (questões mercadológicas / marketing) contribuirão para que o berço do turismo rural no Brasil e Capital Catarinense do Turismo Rural (lei estadual 12.593/2003) predesse o protagonismo também neste setor.
Nos últimos anos, em especial após 2010, várias iniciativas surgiram na região atuando para melhorar essa realidade. O Câmpus Lages do IFSC, é parceiro de várias dessas iniciativas e identificou a necessidade de implantação de um cursos de especialização em marketing para dar suporte conceitual a essas iniciativas em aspectos de administração mercadológica.
Abaixo, mencionamos, algumas iniciativas regionais para as quais esse projeto pedagógico pretende contribuir:
- Selo Sabor Serrano / Saber Serrano : O Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA, reúne os 18 municípios da região serrana de Santa Catarina. Entre as suas atribuições estão a Segurança Alimentar e a Atenção a Sanidade de Produtos de Origem Agropecuária (Panificados, Carnes e derivados, Mel e derivados, Pescado, Pinhão, Queijarias e laticínios,…) nesses municípios. Para além da fiscalização e orientação, o CISAMA oferece aos pequenos agricultores a possibilidade de utilização da marca Sabor Serrano ou Saber Serrano.
O Órion Parque Tecnológico, o escritório de projetos Gênesis, a Câmara de Dirigentes Logistas – CDL Lages, e o IFSC estão colaborando em um projeto de planejamento mercadológico para fortalecimento destas marcas e, consequentemente, dos pequenos produtores locais. Neste sentido, o Órion Parque, através de seu diretor executivo, Sr. Claiton C. De Souza, afirma que “o Instituto Órion considera de grande importância a criação do curso
de Especialização em Marketing no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Lages, visto que não há cursos similares na região e há grande demanda...” (declaração completa anexa). O escritório Gênesis, através do seu coordenador Gil Augusto Pletsch, especifica essa necessidade ao afirmar que “no próprio Gênesis, há demanda para o trabalho com produtos típicos da região, como por exemplo: queijo serrano, vinhos de altitude, frutas típicas, entre outros, que poderiam proporcionar um maior valor agregado aos produtos caso houvesse um maior trabalho em branding...” (declaração completa anexa). Colaborando com o entendimento da pertinência da oferta da Especialização em Marketing pelo Câmpus Lages do IFSC o atual presidente
da CDL Lages, Sr. Marcos Tortelli, justifica essa oferta “visando a dificuldade de mão de obra especifica na área de marketing na cidade e verificando a necessidade de qualificar esta demanda, principalmente para a comercialização de produtos da região”
(declaração completa anexa).
- Queijo Artesanal Serrano: A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI; vinculada ao governo do estado de Santa Catarina e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, vinculada ao Governo do estado do Rio Grande do Sul, lideram um grupo que entregou 3 volumes de documentos, mais de 300 páginas, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI com o objetivo de conquistar a Identificação Geográfica – IG do Queijo Artesanal Serrano (QAS). A previsão é que esse processo esteja finalizado ainda no primeiro semestre de 2019, já existe um trabalho ao longo dos últimos anos para a regulamentação da produção deste produto, mas após essa etapa passa-se a uma etapa de planejamento para agregação de valor e essa marca/ essa Identificação Geográfica. Para isso e para as definições relacionadas a comercialização, os conhecimentos de marketing auxiliarão os produtores a participarem e implementarem as estratégias.
- Orion Parque Tecnológico e MidiLages: o Orion Parque é um organismo planejado por entidades privadas, por órgãos governamentais e por instituições de ensino com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação na serra catarinense. O seu centro de inovação está, no final de 2018, com 90% de ocupação, sendo a maioria das empresas de base tecnológica. Essas empresas, em fase inicial de desenvolvimento, precisam dos mais variados suportes, dentre eles, conhecimentos de marketing e vendas para conseguirem se destacar em um mercado competitivo como o atual. Por isso, o diretor executivo, Sr. Claiton C. De Souza, afirma que “as empresas residentes e virtuais do Orion Parque possuem demanda para esta especialização, sendo que eles poderiam se beneficiar direta ou indiretamente de um maior número de profissionais qualificados nesta área na região” (declaração completa anexa). Para além do Orion,
existe ainda o Micro Distrito de Base Tecnológica de Lages - Incubadora MIDILages que também possui empresas com dificuldades de planejar sua inserção no mercado consumidor.
- Setor do couro/ artesanato: Motivado pela tradição pecuária criou-se em lages um setor econômico baseado no trabalho artesanal em couro / selarias (fabricação de selas, arreios, cintos, chicotes,…). Produtos feitos à mão e com boa matéria-prima que resultam em itens de boa qualidade. No entanto, dificuldades de comercialização resultam no envio desses produtos a outros estados brasileiros, por preços módicos, onde recebem um marca reconhecida no mercado e ganham valor. Estratégias de marketing inseridas nessas empresas poderiam elevar seus ganhos e promover uma melhor a distribuição dos recursos. Não somente para o setor do couro, mas também para ele, o atual presidente da Associação Empresarial de Lages – ACIL, Sr. Sadi Montemezzo, afirma que “a serra catarinense é, reconhecidamente, local de fabricação de produtos de qualidade nos mais diversos setores da indústria, mas algumas empresas possuem a necessidade de melhorar as suas técnicas de relacionamento com o mercado...” (declaração completa
anexa).
- Itinerário Formativo do Câmpus Lages do IFSC: atualmente o Câmpus Lages do IFSC oferece quatro cursos superiores: Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, CST em Processos Químicos e o CST em Gestão do Agronegócio. Em todos esses cursos existe, de forma direta ou transversal, o incentivo ao empreendedorismo. De toda forma, a limitação de tempo impede o profundamento dos conhecimentos de gestão que são recomendáveis para a abertura de um empreendimento. Desta forma, a especialização em marketing se apresenta como uma verticalização do itinerário formativo de todos os nossos cursos superiores no entendimento que pode fornecer conhecimentos necessários para a estruturação de um plano de marketing que possibilite verificar a viabilidade de um futuro empreendimento (quando associada a outras análises) e oriente sua posterior gestão.
Para além dos contextos apresentados acima, existem diversas outras pessoas e organizações que, pelos motivos mais diversos, iriam se beneficiar deste curso de especialização. A função de Gerenciamento do Marketing passa a se tornar estratégico nas organizações de todos os segmentos. As exigências de elevados níveis de desempenho, qualidade, cumprimento de prazos, efetividade de custos e competitividade, são características do ambiente de negócios em nossos dias. Assim, a pós-graduação em Marketing ofertada pelo câmpus Lages se propõe a auxiliar os seus discentes a desenvolver competências, para que possam criar estratégias mercadológicas e gerir projetos de marketing de qualquer natureza, porte ou complexidade, para assim maximizar os resultados, reduzir os custos e despesas operacionais buscando maior competitividade e a superação dos desafios impostos pelo mercado.

Objetivos:
Objetivo geral:
- Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar profissionais para atuarem no Gerenciamento do Marketing em organizações de todos os segmentos,
almejando, assim, a elevação dos níveis de desempenho e competitividade.
Em consequência, espera-se que ao final do curso o egresso seja capaz de:
- Conhecer e compreender os conceitos teóricos e práticas administrativas aplicadas às diferentes áreas da organização sobre a Administração.
- Conhecer e compreender as novas formas de economia e seus impactos no mercado de negócios
- Compreender as bases da administração mercadológica para o desenvolvimento dos conhecimentos na área de marketing
- Analisar o mercado, as formas de segmentá-lo, e diagnosticar o segmento escolhido e definir as formas de posicionar o produto/negócio.
- Apropriar-se de conhecimentos para a construção de vantagens competitivas para o negócio/empresa/organização.
- Aplicar os conhecimentos na formação de análises e reflexões críticas por meio de estudos relacionados a área.
- Compreender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e dos compradores organizacionais, o processo de tomada de decisão de compra e os estágios no processo de compra.
- Compreender os conceitos centrais do marketing e sua importância para as organizações e sociedade,
- Aplicar os fundamentos do marketing para identificar os elementos estruturais de Marketing.
- Aplicar o conhecimento em pesquisa mercadológica para planejar, executar e analisar os resultados de pequenas e médias pesquisas para obter os
conhecimentos necessários a formulação das estratégias de marketing.
- Apropriar-se de conceitos teóricos e relatos de experiências práticas sobre vendas com o objetivo de planejar e gerenciar as equipes de vendas
- Atuar na criação e a gestão de marcas.
- Identificar os principais tipos de marketing reconhecidos no mercado atual bem como sua aplicação
IFSC - Câmpus Lages Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst118/04/2024 05:41