Projeto Político Pedagógico

O egresso do Curso Formação Continuada em Desenhista e Ilustrador de Moda no sistema Audaces é um profissional capaz de realizar a construção de desenhos técnicos do vestuário, croquis e ilustrações de moda de forma bidimensional e tridimensional, através de técnicas de desenho artístico. Além de formar o cidadão para a inclusão no mercado ou a manutenção dos saberes relativos à área.

Destacam-se as possibilidades de construção de um itinerário formativo, o reconhecimento e a inserção do mundo do trabalho, a elevação da autoestima e profissionalização na área de atuação. O egresso também será capaz de realizar atividades de criação de desenhos computadorizadas em ateliês e nas indústrias de confecção de Moda e Vestuário, levando em consideração seu uso em publicações editoriais, eventos, publicidade e produtos diversos, inclusive no próprio vestuário.

 Exercitar o pensamento crítico no que se refere à interpretação da prática cotidiana profissional articulada com conhecimentos acadêmicos;

 Compreender os fundamentos científico-tecnológicos de cada unidade curricular;

 Utilizar a interface dos sistemas AUDACES voltados para o Desenho de Moda e funções suas ferramentas;

 Diferenciar os modos de produção da linguagem do Desenho e Ilustração de Moda nos processos
computadorizados;

 Construir Desenhos Técnicos do vestuário;

 Desenvolver Croquis de moda;

 Criar Ilustração como recurso para a construção de identidade na Moda;

 Representar desenhos de moda computadorizados de forma bidimensional e tridimensional;

 Aplicar os conhecimentos e as técnicas relacionadas as áreas de Desenho Artístico e Desenho de Moda em Sistemas AUDACES (luz e sombra; formas, espessuras, volumes e texturas; tipos de vestimentas e acessórios; etc.);

 Estar apto ao prosseguimento dos estudos e à inserção no mundo do trabalho.

A prática pedagógica do Curso Formação Continuada em Desenhista e Ilustrador de moda no sistema Audaces do IFSC – Câmpus Gaspar segue as normas do RDP do IFSC. O fazer pedagógico se dá através de atividades práticas em sala de aula com aulas expositivo-dialogadas, estudos dirigidos, resoluções de exercícios, pesquisa e apresentações. A metodologia do trabalho deve possibilitar a permanência e êxito do aluno, colaborar com a formação do perfil do egresso, propiciar a utilização eficaz dos recursos do projeto e consolidar o FIC como oferta pública de ensino.

Mariani de Souza Silveira/ e-mail: mariani.silveira@ifsc.edu.br/ Tel: (48) 999344262


Geannine Cristtina Ferreira Martins/ e-mail: geannine.martins@ifsc.edu.br/ Tel celular: (47) 99329989

As formas de avaliação do Curso Formação Continuada em Desenhista e Ilustrador de moda no sistema Audaces do IFSC – Câmpus Gaspar segue as normas do Regimento Didático-pedagógico (RDP) do IFSC (Resolução 41/2014/CONSUP). As formas de avaliação do curso primam pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando a análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:

a) Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem;

b) Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos.


Conforme RDP, os instrumentos de avaliação deverão constar no plano de ensino do componente curricular, estimulando o aluno à pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e cidadania. As avaliações podem constar de: I - observação diária dos alunos pelos professores, em suas diversas atividades; II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva; III - testes e provas escritos, com ou sem consulta; IV - entrevistas e arguições; V - resoluções de exercícios; VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos; VII - relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas; VIII - atividades práticas referentes àquela formação; IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade; X - autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe; XI - demais instrumentos que a prática pedagógica indicar.

As avaliações serão registradas no diário de classe, sendo analisadas conjuntamente com os alunos e devolvidas aos mesmos, no prazo máximo de 15 (quinze) dias letivos após sua aplicação. A recuperação de estudos, compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem. As novas atividades ocorrerão, preferencialmente, no horário regular de aula, podendo ser criadas estratégias alternativas que atendam necessidades e específicas, tais como atividades sistemáticas em horário de atendimento paralelo e estudos dirigidos. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será submetido à nova avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor, prevalecendo o maior valor entre o obtido na avaliação realizada antes da recuperação e o obtido na avaliação após a recuperação. O aluno terá nova oportunidade de prestar atividades de avaliação não realizadas por motivo de doença ou por falecimento de familiares, convocação do judiciário e do serviço militar.

O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero). O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez). A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações, suas ponderações e as discussões do conselho de classe final. A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos ou competências propostas no plano de ensino. O professor tem liberdade de atribuir valores fracionados de 0 a 10 nas avaliações parciais.

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