Projeto Político Pedagógico

O egresso é capaz de exercer atividades inerentes as etapas de produção do vinho.

O egresso poderá atuar na agroindústria vitivinícola desempenhando atividades relativas as diferentes
etapas de vinificação, para elaboração de vinhos com qualidade físico-químicas e sensoriais reconhecidas.

O egresso é capaz de exercer atividades inerentes as etapas de produção do vinho.

O curso será realizado por meio de aulas teórico-práticas, as quais serão ministrados os conteúdos sobre noções de enologia e processos de vinificação. Nas primeiras aulas serão abordados conteúdos teóricos introdutórios a fim de facilitar o compreendimento dos alunos sobre o conteúdo. As aulas serão conduzidas buscando inter-relacionar os conteúdos ministrados com outras disciplinas, como a biologia, química, dentre outras, sempre respeitando o nível de conhecimento prévio da turma.

Durante as aulas o professor deverá buscar uma relação entre o conteúdo ministrado e as experiências práticas dos alunos. Desta forma a construção do conhecimento torna-se mais efetiva, uma vez que as experiências e problemas serão compartilhados. As aulas práticas serão ministradas com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, bem como na inter-relação com as experiências do cotidiano dos
estudantes.

Durante as aulas os alunos receberão material didático de apoio, como resumos e textos visando facilitar o
entendimento. Serão propostos exercícios e trabalhos em grupos sobre os assuntos. Desta forma, além do
conteúdo, os alunos desenvolverão outras habilidades como: trabalho em equipe, organização e disciplina. As
atividades terão caráter investigativo, buscando desenvolver nos alunos a habilidade de solucionar questões
básicas relacionadas aos processos de vinificação.

Carolina Pretto Panceri - carolina.panceri@ifsc.edu.br

Mariana de Vasconcellos Dullius - mariana.dullius@ifsc.edu.br

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática
pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos
atitudinais e culturais do educando. Por isso, neste curso, as avaliações acontecerão através de: avaliação
diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada.
Outro fundamento é a continuidade, sendo a avaliação realizada durante todos os momentos do processo
de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá
recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de
novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem.

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que
permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no
plano de curso. Suas funções primordiais são:
• obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes
necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos
processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno para o semestre seguinte;
• analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto
Pedagógico do Curso.
• estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as
dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno
avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões.
As diferentes avaliações parciais serão registradas pelo professor no diário de classe em valores inteiros
de 0 (zero) a 10 (dez). A decisão do resultado final dependerá da análise do conjunto de avaliações, suas
ponderações e as discussões do conselho de classe final. O resultado da avaliação final do aluno será registrado
por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).


Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no
PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).

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