Projeto Político Pedagógico

O egresso será capaz de utilizar o conhecimento adquirido para implantação de vinhedos em
novas áreas, com conhecimentos de base teórico-práticos como para obtenção e cuidado com as
mudas, manejo inicial das plantas, condução e poda.

A área de atuação do egresso será no campo, em propriedades agrícolas, na forma de
consultoria a produtores, cooperativas ou empresas que possuem o interesse de iniciar um plantio de
vinhedos, ou no caso do egresso ser o próprio agricultor, terá a competência para iniciar a viticultura na
sua propriedade rural e diversificar a fonte de renda agrícola.

O egresso será capaz de utilizar o conhecimento adquirido para implantação de vinhedos em
novas áreas, com conhecimentos de base teórico-práticos como para obtenção e cuidado com as
mudas, manejo inicial das plantas, condução e poda.

O curso será realizado por meio de aulas teórico-práticas, nas quais serão ministrados os
conteúdos sobre implantação de vinhedos. Nas primeiras aulas serão abordados conteúdos teóricos a
fim de facilitar o compreendimento dos alunos sobre o conteúdo. As aulas serão conduzidas buscando
inter-relacionar os conteúdos ministrados com outros conhecimentos, como a biologia, química, dentre
outras, sempre respeitando o nível de conhecimento prévio da turma.
Durante as aulas o professor deverá buscar uma relação entre o conteúdo ministrado e as
experiências práticas dos alunos. Desta forma a construção do conhecimento torna-se mais efetiva,
uma vez que as experiências e problemas serão compartilhados. As aulas práticas serão ministradas
com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, bem como na inter-relação
com as experiências do cotidiano dos estudantes.
Durante as aulas os alunos receberão material didático de apoio, como resumos e textos
visando facilitar o entendimento. Serão propostos exercícios e trabalhos em grupos sobre os assuntos.
Desta forma, além do conteúdo, os alunos desenvolverão outras habilidades como: trabalho em equipe,
organização e disciplina. As atividades terão caráter investigativo, buscando desenvolver nos alunos a
habilidade de solucionar questões básicas relacionadas à viticultura e especificamente a implantação
de novos vinhedos.

VER PPC

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma
prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo
superações, aspectos atitudinais e culturais do educando. Neste curso, será realizada a avaliação
diagnóstica, para identificar o conhecimento prévio dos discentes, no início do curso. Continuamente,
durante as aulas será realizada avaliação por meio da aplicação de atividades teóricas. Haverá
recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a
realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do curso, que possam promover a
aprendizagem, como a realização de questionários e trabalhos, bem como a execução de novas
atividades práticas de campo.
A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações
que permitem recolher dados, visando atender aos objetivos da unidade curricular. Suas funções
primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conteúdos necessários para
atender aos objetivos do curso, visando a tomada de decisão sobre a continuidade no avanço no
conteúdo da unidade curricular; analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades
educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso.
A avaliação será registrada pelo professor no diário de classe em valores inteiros de 0 (zero) a
10 (dez). A decisão do resultado final dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas
ponderações. O resultado da avaliação final do aluno será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a
10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).

Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária

estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).

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