Projeto Político Pedagógico

Ver as competências gerais do egresso.

O egresso poderá atuar no controle de qualidade nas áreas da Maricultura, Aquicultura e produção pesqueira em geral.

Além disso, os profissionais abaixo relacionados (Ocupações/CBO-2012) poderão utilizar os conhecimentos desenvolvidos durante o curso: • 3201 Técnicos em biologia; • 3213 Técnicos em aquicultura; • 3912 Técnicos de controle da produção; • 3252 Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos; • 3522 Agentes da saúde e do meio ambiente; • 6301 Supervisores na área florestal e aquicultura; • 6310 Pescadores polivalentes; • 6311 Pescadores profissionais artesanais de água doce; • 6312 Pescadores de água costeira e alto-mar; • 6313 Criadores de animais aquáticos; • 6314 Trabalhadores de apoio à pesca; • 2030 Pesquisadores das ciências biológicas; • 2149 Engenheiros de produção, qualidade e segurança; • 2211 Biólogos e afins; • 2233 Veterinários e zootecnistas.

Ao final do Curso, o profissional terá desenvolvido as seguintes competências: • Reconhecer os processos que condicionam a ocorrência de algas nocivas em áreas de cultivo e será capaz de coletar, acondicionar e transportar, de forma apropriada, amostras destinadas a programas de monitoramento de algas nocivas e ficotoxinas; • Reconhecer os principais métodos de análise de ficotoxinas e algas nocivas com vistas a IN nº 07 e poderá interpretar os resultados obtidos nas análises de ficotoxinas dos programas de monitoramento; • Agir de forma a minimizar os prejuízos causados para ocorrência de algas nocivas e a contaminação de moluscos bivalves por ficotoxinas. 

As estratégias de ensino levarão em conta a possibilidade de desencadear atividades que criem um clima propício à interpretação, à indagação, à problematização, à análise, à discussão, à aplicação, favorecendo a ativação dos conhecimentos do aluno e fornecendo subsídios teóricos e práticos para a capacitação dos sujeitos que atuam ou pretendem atuar neste campo profissional. Objetivando a formação profissional e a constituição do cidadão, as ações e os meios de ensino buscarão contemplar o contexto dos sujeitos envolvidos, pressupondo o seu comprometimento no processo pedagógico. Para tal, serão utilizadas estratégias diversificadas, centradas na construção do conhecimento pelo aluno. As aulas teóricas e práticas serão desenvolvidas dentro de critérios metodológicos, combinando aulas expositivas dialogadas, recursos audiovisuais, palestras, discussão em grupo, seminários, visitas técnicas e atividades em laboratório.

Nome do responsável pelo projeto: Prof. Mathias Alberto Schramm 

E-mail: mathias.schramm@ifsc.edu.br

A avaliação acontecerá durante o processo por acompanhamento das competências desenvolvidas de forma sistemática contínua, com observação das habilidades práticas e teóricas adquiridas por meio da interação professor-aluno. A avaliação será realizada também, ao final de cada módulo, por meio de aplicação de questionários. Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue: • E – Excelente; • P - Proficiente; • S - Satisfatório; • I - Insuficiente. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso, considerando os resultados obtidos a cada módulo, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências. Para tanto, utilizar-se-á a nomenclatura: • A -   (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências; • NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período do próprio curso, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Para fins de aprovação é considerado APTO, o aluno que atingir, no mínimo, SATISFATÓRIO em todas as competências, bem como frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas. 

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