Projeto Político Pedagógico

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O perfil de conclusão do técnico compreende as habilidades necessárias para atender ao setor industrial, na área de mecânica de manutenção industrial, de acordo com o que contempla a matriz curricular do curso. Assim, a lista a seguir estabelece o perfil para o referido profissional:
 Trabalhar com manutenção mecânica utilizando as técnicas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva;
 Analisar e apresentar soluções utilizando dispositivos de manutenção;
 Garantir a qualidade dos produtos e serviços de manutenção, buscando otimização dos processos produtivos;
 Atuar em laboratório na execução de ensaios técnicos na área de mecânica;
 Especificar e dimensionar materiais e equipamentos pertinentes à área;
 Supervisionar e controlar a qualidade da produção e dos serviços pertinentes à área;
 Prestar assistência a profissional de nível superior da área, incumbindo-se de cálculos, desenhos, instalações, especificações e orçamentos;
 Auxiliar profissionais de nível superior na realização de pesquisa cientifica e tecnológica.
 Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na manutenção.
 Aplicar normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho
 Aplicar princípios de gestão de controle de qualidade no processo industrial.
 Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em máquinas e equipamentos e na manutenção industrial.
 Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo/benefício.
 Aplicar métodos, processos e logística na manutenção.
 Aplicar técnicas de medição e ensaios visando à melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.
 Comunicar-se de forma adequada por escrito e oralmente.
 Atuar de forma responsável nas questões ligadas ao meio ambiente.

A proposta do Curso Técnico Subsequente em Mecânica é formar técnicos capazes de lidar com os
desafios inerentes à profissão e despertar o espírito crítico e a consciência socioambiental. Assim, a
metodologia de trabalho é baseada na disseminação do conhecimento como ferramenta de crescimento
pessoal e profissional, de forma que o discente possa superar suas dificuldades e identifique-se com as
atividades da profissão.
Há uma preocupação com a trajetória que o discente deverá seguir a fim de obter o diploma de técnico, com
o intuito de promover a interdisciplinaridade e trabalhar temas transversais ao longo do curso, como meio
ambiente, segurança no trabalho, integração entre diferentes culturas, meios sociais, étnicos e de
comportamento, dentre outros.
Considerando a necessidade de reforçar as atividades práticas, procurou-se aumentar as horas de aulas
práticas e definir, já no projeto de curso, qual é a carga horária prática estimada. Assim, procura-se
desenvolver o espírito inovador nos discentes, sempre buscando um equilíbrio entre a teoria e a prática.Além das atividades práticas das diversas unidades curriculares, o discente desenvolverá, no último
semestre do curso, o Projeto Integrador, no qual deverá resgatar vários conhecimentos adquiridos em
semestres anteriores e pesquisar novos a fim de desenvolver um projeto em conjunto com alguns colegas. A
proposta é que o grupo de estudantes escolha um dentre alguns temas da área de Mecânica e possam
desenvolver o projeto buscando: agregar novos conhecimentos, desenvolver o espírito científico, pesquisar
novas tecnologias, efetivar um projeto prático, dimensionar componentes e dispositivos e outros. Ao final, o
grupo apresentará o resultado do projeto a uma banca de professores e poderá divulgar seu trabalho nos
eventos abertos à comunidade oferecidos pelo campus, como a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia
e a Semana do Curso Técnico.
Além das atividades em sala de aula, aulas práticas e projeto integrador, o discente participará em diversas
atividades paralelas ao curso, dentro e fora do campus, como visitas técnicas, participação em feiras e
seminários e apresentação dos projetos nos eventos abertos à comunidade. Dessa forma, o Curso Técnico
Subsequente em Mecânica pretende disseminar o conhecimento científico e tecnológico, abrindo as portas
do campus para que a comunidade conheça as atividades realizadas pelos estudantes e atendendo ao
requisito de cem dias letivos descrito pela Lei 9.394/96.

Prof. Delcio Luis Demarchi – delcio.demarchi@ifsc.edu.br
(47) 3276-9614
Prof. Aldo Zanella Junior – azanella@ifsc.edu.br
(47) 3276-9615

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada através de diferentes ferramentas de
acompanhamento de apropriação de competências, pela observação das atividades individuais e em grupo,
exercícios orais e escritos, avaliações escritas com e sem consulta ao material de apoio, atividades de
pesquisa de conceitos, atividades de pesquisa em grupo, seminários, desenvolvimento de artigos,
atividades práticas, visitas técnicas, elaboração de relatórios, dentre outras. A metodologia de avaliação
aplicada a cada unidade curricular é aberta, atendendo às especificidades da unidade e à vivência de cada
docente. A cada avaliação é atribuído um conceito numérico, que leva à atribuição do conceito final da
unidade entre A, B, C e D. O discente será considerado Aprovado na unidade curricular se conseguir
conceito final A, B ou C, além de ter freqüência igual ou superior a 75% da carga horária prevista, conforme
legislação.
Durante o semestre letivo, haverá dois momentos de avaliação em grupo, denominadas Reuniões de
Avaliação. Aproximadamente na metade do semestre, acontecerá a Reunião de Avaliação participativa,
momento de discussão e reflexão do desempenho em grupo e individual dos estudantes, com ênfase nos
aspectos qualitativos, como questionamentos, interesse, participação, desempenho individual, interação
com colegas e outros. Esta reunião acontece com a presença dos estudantes, que fazem um balanço do
processo ensino-aprendizagem sob a sua perspectiva. Paralelamente acontece uma avaliação qualitativa
dos docentes e da equipe pedagógica por parte dos discentes, a fim de que haja uma discussão posterior e
conseqüente reflexão sobre as atividades realizadas até então. A Reunião de Avaliação Final acontece após
o término do semestre letivo e objetiva a discussão acerca dos resultados obtidos ao final do processo e
decisão acerca do aproveitamento individual de cada estudante e propostas de mudanças ou melhorias no
processo.

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