Projeto Político Pedagógico

Ao término do curso, o Técnico em Mecânica, deverá estar apto para desenvolver atividades de planejamento, avaliação, controle, instalação,montagem, fabricação e manutenção, sendo capaz de:

1.ATUAR EM EQUIPES DE TRABALHO NA INSTALAÇÃO, MONTAGEM,OPERAÇÃO, REPAROS OU MANUTENÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS

2. MONTAR E INSTALAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

3. PROPOR ALTERAÇÕES E MELHORIAS EM PROJETOS DE SISTEMAS MECANICOS

4. PLANEJAR E EXECUTAR ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO

5. PLANEJAR E ATUAR EM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM MECANICA

6. ELABORAR DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA

7. APLICAR NORMAS DE SEGURANÇA E DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Elaboração de projetos de produtos, ferramentas,máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especificamateriais para construção mecânica.

Observados os princípios norteadores estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, o presente curso tem por objetivos:

A-Formar cidadãos conscientes e capazes de desenvolver atitudes derespeito e valorização das diferenças individuais;

B-Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias ao seu crescimento pessoal e profissional;

C-Desenvolver nos alunos competências técnicas associadas a área mecânica, que os possibilite a atuarem indústrias de base metalmecânica.

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Para que os alunos atinjam as competências estabelecidas como necessárias para a formação profissional os trabalhos seguirão metodologia própria. Serão ministradas aulas expositivas dialogadas, aulas práticas emlaboratórios, trabalhos em equipe, visitas técnicas, estudos de casos eseminários, conforme planilha anexa (item 5.4.1). Outras metodologiassemelhantes, também serão empregadas para possibilitar a construção ecriação do conhecimento, de novosvalores e o desenvolvimento de novascompetências.As visitas técnicas serão práticas freqüentes que possibilitarão ao aluno uma visão inicial da estrutura e do funcionamento de uma empresa eestarão presentes em várias unidades curriculares, principalmente nas ultimasfases.As atividades práticas serão ministradas em laboratórios específicos,para realização de atividades, como por exemplo: montagem e construção deexperimentos, simulação, realização de ensaios ou mesmo pesquisas técnicas,cujos resultados serão expressos em forma de relatório ou ficha técnica.Os seminários poderão ser organizados com a participação de convidados, especialistas nos temas que serão apresentados e debatidos pelos alunos e professores.

Geraldo Reis

geraldo.reis@ifsc.edu.br

“Conhecer algo equivale a avaliá-lo, atribuir-lhe um valor, um significado, a explicá-lo, e isto tanto na experiência comum, quanto nos mais sistemáticos processoscientíficos”. A avaliação no processo de construção do conhecimento na nova educaçãoprofissional deve serum instrumento que possibilite a identificação do desenvolvimentodo aluno (atitudes, conhecimentos e habilidades) e que forneça elementos paraorientações necessárias, complementações e enriquecimento do processo de aprendizagem.Os parâmetrospara a avaliação serão naturalmente as competênciasdefinidas para cada Unidade Curricular. É certo que, para isso, épreciso definir asevidências da aprendizagem realizada ou da competência  constituída.A avaliação deve ocorrer durante o processo e deverá acompanhar odesenvolvimento do aluno na obtenção das competências requeridas para exercer a sua profissão. Para tanto deverão ser avaliados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos alunos no desempenho de suas atividades. A cada conhecimento, habilidadeou atitude avaliada será atribuído um dos conceitos ( E, P, S I )*. Os registros serão feitos em fichas apropriadas para avaliação, conforme anexo I eII, que permitirão ao professor anotar todos os dados referentes a esses aspectos, tendopor base ascompetências estabelecidas em cada unidade curricular.
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