Projeto Político Pedagógico

O profissional egresso do curso de engenharia mecânica do IFSC Lages terá o seguinte perfil profissional: atuação generalista, podendo atuar em diversas áreas como as deprojeto, desenvolvimento, planejamento produtivo e operacional, manutenção, qualidade, especificação de processos de fabricação, instrumentação e automatização de sistemas, fiscalização, auditorias e perícias relacionadas a área de engenharia mecânica.

Este profissional estará habilitado para trabalhar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos e outros) e em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos,
brinquedos etc); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização etc); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros.

As competências adquiridas para que o profissional com o perfil descrito acima possa realizar suas atividades são: dimensionamento de componentes mecânicos, desenho técnico de componentes e montagens em computador, especificação e processamento de materiais para construção mecânica, especificação e dimensionamento de
instalações industriais como tubulações, bombas, compressores, ventiladores, caldeiras a vapor, trocadores de calor, motores a combustão interna e sistemas de ventilação e refrigeração, especificação de processos de fabricação como usinagem, conformação mecânica, fundição e soldagem, planejamento e solução de problemas relacionados a manutenção industrial, planejamento e controle de qualidade de produtos e processos, implementação de projetos de melhoria contínua e redução de desperdícios relacionados
à produção industrial, análise e solução de problemas de sistemas automatizados, implementação de projetos de automação e robotização de sistemas industriais, domínio de ferramentas estatísticas e do método científico voltados á pesquisa, desenvolvimento e melhoria de processos industriais, análise de investimentos, pay-back, construção de planos de negócios.

O processo de ensino deve se enquadrar dentro de um contexto mais criativo e social, fomentando no aluno o interesse para se relacionar melhor com o mundo que o cerca. O exercício da Engenharia é mais do que o desempenho de habilidades técnicas. A tônica do currículo de Engenharia é apresentar a importância da concepção do projeto centrado no trabalho em equipe, na aprendizagem, em problemas reais e na avaliação continuada.

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A avaliação faz parte do ato educativo, do processo de ensino e aprendizagem. É fundamental que a avaliação deixe de ser um instrumento de classificação, seleção e exclusão social e se torne uma ferramenta para a construção coletiva dos sujeitos e de uma escola de qualidade. Avaliar é localizar necessidades e se comprometer com sua superação. Sendo assim, quando temos um educando, ou vários, que não estão acompanhando, é preciso parar para atendê-los. A aprendizagem não se dá de forma linear. Porém, uma base bem trabalhada, ainda que demore mais, leva a uma aprendizagem mais sólida. É preciso rever conceitos, repensar práticas de sala de aula, replanejar o calendário escolar, buscar alternativas. A avaliação deve ser diagnóstica e dialógica. A avaliação como ato diagnóstico e como processo contínuo deve ter por objetivo a inclusão, subsidiando ações que viabilizem
tanto o domínio técnico como o domínio dos demais aspectos relevantes à formação do cidadão. O diagnóstico visa a apreciar atos, situações e pessoas, para então tomar decisões conscientes em relação ao que se está buscando ou construindo. Proceder por diagnóstico é oferecer condições de encontrar o caminho para obter melhores resultados na aprendizagem. A avaliação como processo dialógico, deve auxiliar educadores e educandos na
caminhada de crescimento, e a escola na sua tarefa de responsabilidade social, dando seu testemunho sobre a qualidade da formação técnica e política do educando. O sistema de avaliação do processo de ensino aprendizagem no curso de Engenharia Mecânica far-se-á de acordo com as normas estabelecidas no Regimento Didático Pedagógico do IFSC.

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