Projeto Político Pedagógico

Projeta, instala e opera equipamentos automatizados e robotizados. Realiza programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Realiza integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

De acordo com o catálogo nacional de cursos técnicos (2016), o campo profissional de atuação do técnico em Mecatrônica é amplo e cita as seguintes instituições e áreas: Indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico. Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade.

O Técnico em Mecatrônica do Campus Lages deverá ser um profissional capaz de Utilizar instrumentos e equipamentos tipicamente existentes em processos mecatrônicos; Executar a manutenção de sistemas industriais automatizados; Monitorar variáveis de processos industriais; Elaborar e interpretar desenhos de peças mecânicas, esquemas de ligações elétricas e layouts de plantas residenciais/industriais; Processar dados e informações relacionados a processos industriais com o uso da informática; Realizar a manutenção e a programação de sistemas microprocessados; Realizar as atividades relacionadas à área mecatrônica seguindo as normas técnicas de segurança; Operacionalizar processos de manufatura baseados no uso do Comando Numérico Computadorizado (CNC), Controladores Programáveis (CLPs) e Robótica; Relacionar-se de forma hábil com sua equipe de trabalho; Atuar no controle de qualidade de produtos e serviços na área da mecatrônica e afins.

Ver PPC

Ver PPC

Ver PPC

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst116/04/2024 05:37