Projeto Político Pedagógico

O perfil do egresso do Tecnólogo em Hotelaria do IFSC Campus Florianópolis-Continente está coerente com a justificativa e os objetivos do curso, além de atender as diretrizes curriculares dos Cursos Superiores de Tecnologia e às necessidades atuais do mercado. Atendendo ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC (3ª edição), o egresso do IFSC: Planeja, supervisiona e opera serviços de recepção, governança, segurança e manutenção em meios de hospedagem. Gerencia setores de alimentos e bebidas em meios de hospedagem, restaurantes e eventos. Formula e executa eventos. Organiza a infraestrutura e instalações de alojamento. Coordena e gerencia pessoas de sua equipe. Elabora e realiza planos de marketing e vendas de produtos hoteleiros. Administra recursos institucionais, financeiros, patrimoniais e desuprimento em hospedagem. Gerencia orçamentos de negócios hoteleiros. Operacionaliza a montagem de novos negócios em hotelaria. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

O egresso do curso Superior de Tecnologia em Hotelaria estará apto a atuar em: Associações de turismo e hotelaria; Centros gastronômicos; Condomínios comerciais, industriais e residenciais; Empresas de eventos e lazer; Hotéis, pousadas, albergues, resorts e similares; Hospitais e spas; Parques temáticos, aquáticos e cruzeiros marítimos; Restaurantes, bares e catering; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente;

Entre os possíveis postos de trabalho estão: Gerência Operacional ou de Hospedagem; Governante de Hotel; Coordenação ou Supervisão de Andares; Gerência ou Chefia ou Coordenação de Recepção;Concierge; Guest Service; Gerência ou Coordenação ou Supervisão de Alimentose Bebidas; Gerência ou Coordenação ou Supervisão Administrativa Financeira; Gerência ou Coordenação ou Supervisão Comercial; Coordenação ou Supervisão de Reservas; Promotor de Vendas; Executivo de Contas; Gerência ou Coordenação ou Supervisão de Recursos Humanos, entre outros, Chefe de Departamentos de Hotelaria Hospitalar.

1.Identificar no sistema turístico e nas inter-relações com o mercado hoteleiro o contexto ambiental, social e econômico nas escalas local, regional, nacional e internacional.

2. Realizar uma comunicação oral e escrita eficiente e eficaz, utilizando corretamenteos termos técnicos e usuais do turismo e da hotelaria com base nos conceitos da hospitalidade, bem como adequando a linguagem à situação comunicativa.

3.Dimensionar serviços, tarefas e pessoas de acordo com a categoria de serviços e tipo de estabelecimento hoteleiro.

4.Planejar e executar as operações técnicas de todos os setores de um meio de hospedagem de turismo, entre os quais, recepção, reservas, governança, alimentos e bebidas e eventos, respeitando as normas de segurança do trabalho e de higiene.

5.Gerir, com responsabilidade social e ambiental, a operação hoteleira, criando rotinas, fluxos, processos e controles operacionais de todos os setores e departamentos de um hotel desde a sua concepção, planejamento, implantação, operacionalização, comercialização e avaliação.

6. Aplicar os conceitos de empreendedorismo no contexto da operação e na concepção de um novo negócio ou serviço na hotelaria.

7. Desenvolver ferramentas administrativas de um meio de hospedagem, no que se refere à gestão: financeira, de pessoas, de materiais, estratégica, controladoria e de marketing, com sustentabilidade respeitando os preceitos da ética profissional.
 
O curso está organizado em regime de matrícula por componentes curriculares, composto por seis semestres e atenderá ao disposto no Regulamento Didático Pedagógico – IFSC. O acadêmico que for aprovado em todas os componentes curriculares da fase deverá se matricular nas unidades curriculares da próxima fase subsequente. Em caso de reprovação em alguma unidade curricular, o estudante deverá privilegiar a matrícula nas unidades pendentes (sempre que possível), e nas demais unidades curriculares que não possuam pré-requisitos. O aluno poderá se matricular em unidades curriculares pendentes desde que se atenda às seguintes condições: i) disponibilidade de vagas da disciplina, ii) compatibilidade de horários entre as disciplinas pendentes, e os componentes curriculares da fase seguinte; iii) respeito aos pré-requisitos para a disciplina desejada. O Estágio Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) serão ofertados no último semestre (sexta fase). O curso será ministrado de segunda à sexta-feira, no período matutino, das 8 às 12 horas, conforme edital de ingresso e conforme padrão atual do Câmpus. O horário previsto leva em conta as aulas práticas oferecidas no CST Hotelaria que necessitam de no mínimo 4 horas/aula para sua execução, sem intervalo, como por exemplo, visitas técnicas e aulas em laboratórios. A formação do conhecimento passará pela integração da teoria e da prática em laboratório, além do estágio supervisionado obrigatório em meios de hospedagem deturismo e relacionados a ele. A parte prática de cada disciplina será ministrada nos laboratórios didáticos do Câmpus Florianópolis-Continente.
Diretora de Ensino: Profª. Drª. Jane Parisenti
E- mail: janeparisenti@ifsc.edu.br
Tel: (048) 3877-8430

Coordenadora do Curso Profª. Drª. Fabíola Martins dos Santos
E-mail: fabiola@ifsc.edu.br

Prof. Drº Vinicius de Luca Filho
E-mail: vinidelucca@ifsc.edu.br

Profª. Drª. Risolete Maria Hellmann
E-mail: risolete.hellmann@ifsc.edu.br

Profº. Me. Pedro José Raymundo
E-mail:pedro.raymundo@ifsc.edu.br

Profª. Me.Thianne Durand Mussoi de Freitas
E-mail: thianne.freitas@ifsc.edu.br
 
O curso está organizado em regime de matrícula por componentes curriculares, composto por seis semestres e atenderá ao disposto no Regulamento Didático Pedagógico – IFSC. O acadêmico que for aprovado em todas os componentes curriculares da fase deverá se matricular nas unidades curriculares da próxima fase subsequente. Em caso de reprovação em alguma unidade curricular, o estudante deverá privilegiar a matrícula nas unidades pendentes (sempre que possível), e nas demais unidades curriculares que não possuam pré-requisitos.
O aluno poderá se matricular em unidades curriculares pendentes desde que se atenda às seguintes condições: i) disponibilidade de vagas da disciplina, ii)  compatibilidade de horários entre as disciplinas pendentes, e os componentes curriculares da fase seguinte; iii) respeito aos pré-requisitos para a disciplina desejada. O Estágio Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) serão ofertados no último semestre (sexta fase). O curso será ministrado de segunda à sexta-feira, no período matutino, das 8 às 12horas, conforme edital de ingresso e conforme padrão atual do Câmpus. O horário previsto leva em conta as aulas práticas oferecidas no CST Hotelaria que necessitam de no mínimo 4 horas/aula para sua execução, sem intervalo, como por exemplo, visitas técnicas e aulas em laboratórios. A formação do conhecimento passará pela integração da teoria e da prática em laboratório, além do estágio supervisionado obrigatório em meios de hospedagem de turismo e relacionados a ele. A parte prática de cada disciplina será ministrada nos laboratórios didáticos do Câmpus Florianópolis-Continente.
Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst119/04/2024 11:45