Projeto Político Pedagógico

O egresso será o cidadão capaz de operacionalizar e avaliar o processo produtivo de artigos do vestuário e supervisionar, acompanhar, coordenar e desenvolver equipes de trabalho referentes a esse processo com segurança e responsabilidade sócio-ambiental.

 

Indústrias de confecção do vestuário. Empresa de desenvolvimento de produtos. Leiaute. Costura industrial.
Técnicas de montagem, máquinas e equipamentos. Planejamento de risco e corte controle da produção.
Materiais têxteis e alternativas.

 

1. Supervisionar o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade;
2. Acompanhar equipes de trabalho que atuam na produção;
3. Definir a sequencia de montagem do produto, considerando as diversas formas de execução e as
características da matéria-prima especificadas;
4. Operar máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados de confecção do vestuário;
5. Avaliar a viabilidade de produção do produto do vestuário.

 

Este projeto pedagógico de curso deve ser o norteador do currículo no Curso Técnico em Vestuário
PROEJA-CERTIFIC, na forma presencial. Caracteriza-se, portanto, como expressão coletiva, devendo ser avaliado periódica e sistematicamente pela comunidade escolar, apoiados por uma comissão avaliadora com competência para a referida prática pedagógica. Qualquer alteração deve ser feita sempre que se verificar, mediante avaliações sistemáticas anuais, defasagem entre perfil de conclusão do curso, objetivos e organização curricular frente às exigências decorrentes das transformações científicas, tecnológicas, sociais e culturais. Entretanto, as possíveis alterações poderão ser efetivadas mediante solicitação aos conselhos competentes.
O planejamento das Áreas terá formato de Componentes Curriculares que articularão os saberes
científicos na resolução de problemas e na produção de novos conhecimentos.
Dessa forma, os Componentes Curriculares de Formação Geral, serão divididos em: Linguagens e
suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os Componentes Curriculares de Formação Técnica serão divididos em Básicos: Costureiro, Modelista, Auxiliar administrativo, Controlador e Programador de Produção e Talhador de Tecido e TCC; Complementares: Desenhista de Moda, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Mecânico de Máquina de Costura, Assistente de Controle de Qualidade e Estampador de Tecidos.
O estudante deverá cursar todos os Componentes de Formação Geral e todos os Componentes de
Formação Técnica Básicos, TCC e escolher dois dos Componentes Complementares que desejar para
completar a carga horária mínima de 2400horas. Serão oportunizados todos os Componentes Curriculares Complementares, para que, ao cursar os demais Componentes Curriculares além da carga horária mínima, o estudante/trabalhador possa receber certificação adicional.
Por tratar-se de um curso no formato de Componentes Curriculares o projeto contempla a
possibilidade de escolha dos estudantes quanto aos Componentes que deseja cursar e em quais dias da semana tem a disponibilidade para frequentar os estudos, estando ciente de que o tempo de conclusão de curso estará condicionado às suas escolhas.
O Curso Técnico em Vestuário (PROEJA-CERTIFIC) contemplará o regime de alternância e/ou
atividades complementares em todos os Componentes Curriculares, bem como, no Trabalho de Conclusão de Curso como prática curricular estabelecendo as diretrizes para consolidação das atividades relacionadas ao período em que o trabalhador esteja fora da escola, assim como os registros e as avaliações.
Na perspectiva de uma instituição que busca a educação qualificada, são vislumbradas novas
estratégias que promovam discussões, projetos e trabalhos planejados para a aprendizagem significativa do trabalhador. Assim sendo, propõe-se um trabalho pedagógico diversificado, contendo inclusive, momentos com mais de um professor em sala de aula.
O trabalho coletivo entre os grupos de professores da mesma área de conhecimento e entre os
professores de base científica e da base tecnológica específica é imprescindível à construção de práticas didático-pedagógicas integradas, resultando na construção e apreensão dos conhecimentos pelos estudantes numa perspectiva do pensamento relacional. Para tanto, os professores deverão desenvolver aulas de campo, atividades laboratoriais e práticas coletivas junto aos estudantes.

 

Coordenação do Curso:

Professora: Luciana Pinheiro

E-mail: luciana.pinheiro@ifsc.edu.br

 

A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o
desenvolvimento do estudante qualitativa e quantitativamente. Em cada unidade curricular o professor
responsável aplicará avaliações pertinentes aos conteúdos teóricos e práticos vistos ao longo do curso. As
avaliações serão organizadas baseadas nos seguintes princípios: a avaliação será diagnóstica, processual,
formativa e diversificada.
Para além dos conhecimentos e habilidades definidos em cada Unidade Curricular serão
considerados como critérios de avaliação as atitudes gerais: trabalhar em equipe; respeitar a comunidade
acadêmica; cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos; contribuir para as aulas com interesse e
empenho; zelar pelo patrimônio escolar e demonstrar iniciativa nas aulas.
O processo avaliativo tem como base de sustentação a Lei 9394/96 e do Regimento didático
pedagógico ( RDP) do IFSC.
A avaliação ocorrerá durante o processo e deverá acompanhar o desenvolvimento do estudante na
obtenção das competências requeridas para exercer a sua profissão. Para tanto deverão ser avaliados os conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes no desempenho de suas atividades. A cada conhecimento, habilidade ou atitude avaliada será atribuída uma nota.
A recuperação será processual e ocorrerá enquanto o estudante trabalhador estiver cursando o
Componente do Conhecimento.

 
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