O técnico de nível médio em Mecânica de Manutenção Industrial, formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, Unidade de Ensino Descentralizada de Jaraguá do Sul, deve possuir espírito crítico, ser capaz de assimilar novos conhecimentos na área tecnológica, ter capacidade de liderança e trabalho em grupo, estando habilitado a desempenhar as
funções afins que lhe serão atribuídas.
Ver PPC
O perfil de conclusão do técnico compreende as habilidades necessárias para atender ao setor industrial, na área de mecânica de manutenção industrial, de acordo com o que contempla a matriz curricular do curso. Assim, a lista a seguir estabelece o perfil para o referido profissional:
Trabalhar com manutenção mecânica utilizando as técnicas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva;
Analisar e apresentar soluções utilizando dispositivos de manutenção;
Garantir a qualidade dos produtos e serviços de manutenção, buscando otimização dos processos produtivos;
Atuar em laboratório na execução de ensaios técnicos na área de mecânica;
Especificar e dimensionar materiais e equipamentos pertinentes à área;
Supervisionar e controlar a qualidade da produção e dos serviços pertinentes à área;
Prestar assistência a profissional de nível superior da área, incumbindo-se de cálculos, desenhos, instalações, especificações e orçamentos;
Auxiliar profissionais de nível superior na realização de pesquisa cientifica e tecnológica.
Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na manutenção.
Aplicar normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho
Aplicar princípios de gestão de controle de qualidade no processo industrial.
Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em máquinas e equipamentos e na manutenção industrial.
Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo/benefício.
Aplicar métodos, processos e logística na manutenção.
Aplicar técnicas de medição e ensaios visando à melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.
Comunicar-se de forma adequada por escrito e oralmente.
Atuar de forma responsável nas questões ligadas ao meio ambiente.
De acordo com o Projeto Pedagógico do CEFET-SC, a metodologia está voltada para a construção de competências, criando o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta, bem como ensinar a propor problemas para si mesmo e resolvê-los.
Assim, a metodologia do ensino/aprendizagem visa ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes de acordo com o perfil do técnico proposto. Para atingir o perfil desejado, diversas práticas pedagógicas são propostas, entre as quais: pesquisa, práticas laboratoriais, visitas técnicas a indústrias, contextualização dos conhecimentos, trabalhos com projetos, solução de problemas e aulas expositivas e dialogadas.
Desta forma, o aprendizado se constrói pela prática intencionalizada que se transfigura em práxis. Como anui Serafim (2002, p. 46) 6 “A teoria, separada da prática, seria puramente contemplativa e, como tal, ineficaz sobre o real: a prática, desprovida da significação teórica, seria pura operação mecânica, atividade cega”.
Ver PPC
A avaliação da aprendizagem primará pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo num conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno.
Os instrumentos de avaliação serão variados e utilizados como meio de verificação da constituição de competências que, combinados com outros, levem o aluno ao hábito de pesquisa, à reflexão, à iniciativa, à criatividade, à laboralidade e à cidadania. Tais instrumentos são: observação diária dos professores, trabalhos de pesquisa individual e coletiva, testes escritos,
entrevistas e argüições, execução de experimentos ou projetos, relatórios, apresentações e outros instrumentos que a prática pedagógica indicar.
Para acompanhar o desempenho das avaliações será utilizada ficha específica (anexo nº1 e nº 2), como também, será registrado no diário de classe.
A avaliação possui a função de obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias à constituição de competências, visando à tomada de decisões sobre o encaminhamento do processo ensino-aprendizagem. Além disso, a avaliação possui a função de analisar a constituição das competências, visando a uma tomada da decisão sobre a progressão do aluno para o módulo posterior. O aluno que obtiver domínio das habilidades que constituem as competências será considerado APTO. O aluno que não obtiver domínio das habilidades que constituem as competências será considerado NÃO APTO. A freqüência
mínima obrigatória para aprovação deverá ser igual a 75% (setenta e cinco por cento) sobre o total de horas letivas as quais o aluno estiver cursando por unidade curricular e por módulo.
Com a finalidade de garantir o desempenho escolar por parte dos alunos durante o período letivo, são previstos estudos de recuperação paralela. O planejamento da recuperação estará ao encargo das coordenações acadêmicas e seus respectivos professores.
Será concedida uma revisão de avaliação escrita ao aluno que discordar do conceito atribuído e ratificado pelo professor. A revisão deverá ser requerida pelo aluno à coordenação acadêmica no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, após a divulgação dos resultados.