Projeto Político Pedagógico

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O egresso, ao fim do curso, terá a possibilidade de atuar em várias funções vinculadas à produção
industrial que exijam noções básicas de gestão da produção.

Ser capaz de auxiliar na gestão de processos produtivos através de noções de gestão da
produção que abrangem técnicas de organização da produção, custos industriais, gestão da
qualidade e segurança e higiene do trabalho.

As aulas serão ministradas contemplando variadas técnicas de ensino/aprendizagem, tais como:
aulas expositivas e dialogadas, dinâmicas e exercícios de fixação, trabalhos em equipe,
apresentação de seminários e esquetes teatrais, além de estratégias de aplicação dos conceitos
aprendidos em desenvolvimento de exemplos práticos.

Nome dos responsáveis pelo projeto:
Daiane Aparecida de Melo Heinzen
Lenita Bianchetti
Sérgio Rodrigues Lisboa


Contatos:
Fone: (47) 3276-8703
E-mails:
dheinzen@ifsc.edu.br
lenita@ifsc.edu.br
lisboa@ifsc.edu.br

A avaliação prioriza o caráter diagnóstico, formativo e somativo , considerando um conjunto de
ações que permitam verificar se os objetivos de ensino/aprendizagem previstos no plano de curso
foram alcançados. Suas funções primordiais são:
- Obter informações necessárias ao cumprimento dos objetivos previstos em cada ementa,
visando à tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e
aprendizagem e/ou a progressão do aluno.
- Analisar a relação do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no projeto de
ensino do curso.
- Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e
as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem. Os critérios servem de referência para
o aluno avaliar sua trajetória e para o professor ter indicativos que sustentem a tomada de decisão
sobre o encaminhamento e evolução do processo de ensino e aprendizagem.
A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionam como instrumentos
colaboradores na verificação da aprendizagem, contemplando os seguintes aspectos: usar
procedimentos de avaliação contínua; priorizar aspectos qualitativos; incluir atividades
contextualizadas; manter diálogo permanente com o aluno; discutir os critérios de avaliação a
serem adotados e o cumprimento do estabelecido; disponibilizar apoio pedagógico para aqueles
que têm dificuldades; adotar estratégias cognitivas e metacognitivas como aspectos a serem
considerados nas avaliações; adotar procedimentos didático pedagógicos visando à melhoria
contínua da aprendizagem; discutir em sala de aula os resultados alcançados pelos estudantes
nas atividades desenvolvidas; e observar as características dos alunos, seus conhecimentos
prévios a fim de consolidar o perfil do estudante, com vistas à (re) construção do saber escolar.
O resultado mínimo requerido para aprovação no curso será elaborado observando o perfil de
conclusão do egresso estabelecido neste projeto. Por essa razão a recuperação será processual e
ocorrerá durante o curso.
Atendendo os critérios de notas do Regulamento Didático Pedagógico em seu Art. 41, este curso
prevê que as avaliações intermediárias e a avaliação final serão registradas por valores inteiros de
0 (zero) a 10 (dez), sendo que a nota 0 (zero) será atribuída apenas aos estudantes reprovados
por falta.
A certificação da formação profissional se dará após a conclusão do curso, desde que o aluno
atinja nota igual ou superior a 6 (seis) e com frequência mínima de 75%. Não há possibilidade de
certificação por unidade curricular ou por módulo.

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