Projeto Político Pedagógico

"Ver Projeto Pedagógico do Curso"

Atender aos requisitos e exigências da comunidade escolar da região, tendo em vista a
capacitação por área dos professores;
Contribuir para que os professores de Inglês da Educação Básica reflitam sobre seu papel
na educação e formaçãos dos estudantes.

- Comunicar-se adequadamente na língua inglesa, em nível intermediário, em
contextos básicos de comunicação;
- Sintetizar e organizar ideias e informações, em língua inglesa, de forma lógica e coerente
para atuação eficiente em situações reais e resolução de problemas da sala de aula e o
cotidiano do aluno;
- Construir estruturas linguísticas necessárias à eficiente comunicação social;
- Construir práticas educativas de sala de aula eficientes em relação à aprendizagem do
aluno;
- Consolidar e ampliar o vocabulário, estruturas gramaticais e estratégias necessárias para
o bom andamento do ensino da Língua.

A metodologia adotada leva em conta o modelo pedagógico do IFSC, que tem
como base
epistemológica a perspectiva construtivista, onde:
• A base metodológica é o processo dialógico entre o sujeito da aprendizagem e os
saberes socialmente construídos;
• A base pedagógica tem o docente como mediador do processo de ensino e
aprendizagem;
As atividades teóricas e práticas serão desenvolvidas considerando o conhecimento
prévio dos alunos, suas vivências e experiências relativas à Língua Inglesa,
assim como as estruturas linguísticas e competências exigidas durante o processo de
ensino.
A realização do curso FIC – Língua Inglesa para professores de Inglês prevê 3h/semanais
de atividades presenciais no IFSC, campus São Carlos.

Nome do responsável pelo projeto: Elena Wendling Ruscheinsky

Contatos: elena.ruscheinsky@ifsc.edu.br

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem acontecerá de forma a
considerar os
seguintes princípios: avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa,
continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade,
realização das tarefas, participação nas aulas, avaliações individuais e em grupo,
colaboração e cooperação com colegas e professores;
De acordo com o Regulamento Didático-pedagógico do IFSC (RDP- 11/2014), em seu
Art. 41 coloca que resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0
(zero) a 10 (dez).
§ 1o O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2o Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga
horária
estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3o O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de
classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez).
Dessa forma, serão considerados os seguintes conceitos para cada critério de
aprendizagem,
atribuindo as notas:
• Atende: nota entre 8 a 10
• Atende parcialmente: nota entre 6 a 7
• Não atende: inferior a nota 6

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