Projeto Político Pedagógico

Ver PPC

Com material desenvolvido pela empresa proprietária do programa, o curso de SolidWorks® vai ao encontro de padrões e necessidades de engenharias da região, proporcionando ao aluno egresso oportunidades nas áreas de serviços de consultoria em projetos e produção industrial, podendo atuar nos setores de análise, desenvolvimento, implantação de CAD. O aluno egresso será habilitado como usuário de programa CAD através do programa SolidWorks® como forma de capacitação profissional. O conteúdo programático não prevê a formação técnica em desenho técnico, sendo esta a formação inicial do aluno, entretanto, tal formação não é indispensável para o aproveitamento do curso. A região conta com o SITIMETAL (Sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas, material elétrico, siderúrgica, reparação de veículos e implementos agrícola de Xanxerê) com mais de 200 empresas cadastradas e outras do ramo moveleiro. Consequentemente, o curso proporcionará aos profissionais inseridos no mercado maior favorecimento de ascensão na área e aos alunos desempregados e aos trabalhadores que intentam ingressar na área, oportunidades de contratação como Desenhista técnico auxiliar, Copista de croqui, Desenhista copista (CAD)

O aluno egresso estará apto a planejar e construir modelos paramétricos de peças e montagens, com enfoque em geometrias complexas. Segundo o código CBO 3180, o profissional que atua na área deverá ser capaz de: Analisam solicitações de desenhos; interpretam documentos de apoio, tais como plantas, projetos, catálogos, croquis e normas. Observam características técnicas de desenhos; esboçam desenhos; definem formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos, conforme cronogramas. Desenham detalhes de projetos de desenhos. Enviam desenhos para revisão; realizam cópias de segurança e disponibilizam desenhos finais e/ou revisões para áreas afins. São classificados nessa epígrafe os desenhistas técnicos não especializados.” (BRASIL,2012).

Curso apoiado em materiais originais do próprio autor do programa, com autorização e suporte através de licença de uso para fins educacionais. Em adição, o curso FIC oferecerá instrumentos de medição e peças provenientes dos laboratórios do Curso Técnico em Fabricação Mecânica. São pré- requisitos para o curso conhecer os fundamentos de desenho técnico. Os conceitos de metrologia, tecnologia dos materiais, usinagem convencional, usinagem CNC e elementos de máquinas também serão citados, dando uma visão ampla das aplicações do curso. O programa oferece ferramentas de análise de sustentabilidade, que levam o aluno a uma reflexão sobre o tema e sobre os impactos das tarefas realizadas na fase de planejamento, formando assim um profissional mais consciente em assuntos sociais e ambientais

Nome do responsável pelo projeto: Luiz Lopes Lemos Junior 12 Contatos: luiz.lemos@ifsc.edu.br 3441-7907

Ao final do curso, será atribuído um conceito final para o desempenho do aluno na unidade curricular, conforme disposto a seguir: • Conceito E – Excelente – Quando o aluno é capaz de desempenhar com destaque todas as habilidades definidas no projeto do componente curricular, além de demonstrar as atitudes desejáveis para o aluno egresso. • Conceito P – Proficiente – Quando o aluno é capaz de desempenhar a contento todas as habilidades definidas no projeto do componente curricular, além de demonstrar as atitudes desejáveis para o aluno egresso. • Conceito S – Suficiente – Quando o aluno é capaz de desempenhar minimamente todas as habilidades definidas no projeto do componente curricular, além de demonstrar as atitudes desejáveis para o aluno egresso. • Conceito I – Insuficiente – Quando não é capaz de desempenhar minimamente uma ou mais das habilidades definidas no projeto do componente curricular ou não demonstra as atitudes desejáveis para o aluno egresso. O aluno será considerado APTO no curso se: • sua frequência for igual ou superior a 75% nas atividades do curso; • obtiver conceito E, P ou S em todos os componentes curriculares; • não obtiver nenhum conceito I. O aluno será considerado NÃO APTO no curso se: • sua frequência for inferior a 75% nas atividades do curso; ou • obtiver conceito I final, mesmo com frequência igual ou superior a 75% das atividades. Formas de recuperação: As recuperações de avaliações de conhecimentos serão ministradas para os alunos que não atingirem o conceito mínimo esperado para aquele conteúdo tendo em vista o desenvolvimento das competências. As recuperações poderão ser oferecidas na forma de avaliações escritas (com ou sem consulta de apontamentos próprios) ou de trabalhos em classe ou extraclasse. Toda recuperação de conteúdo será ofertada de forma individualizada.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst229/03/2024 06:28