Projeto Político Pedagógico

Promover e incentivar a adoção de tecnologias digitais e ferramentas de autoria no
contexto educacional, de modo a qualificar a prática docente e a aprendizagem discente,
oportunizando formas diferenciadas de acesso aos conhecimentos e buscando desenvolver a
prática do ensino híbrido.

O egresso do Curso FIC em TICs para salas de aulas é um profissional capaz de atuar
com a utilização de tecnologias no contexto educacional da sua área de atuação, seja em
instituições de ensino públicas e/ou privadas, além de outros espaços de educação não formal.

Competências gerais do egresso:
• Compreender o impacto das tecnologias nas diferentes dimensões e contexto
educacionais.
• Exercitar o uso das tecnologias no contexto da construção própria e coletiva do
conhecimento.
• Incorporar as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e
aprendizagem.
• Explorar as potencialidades didáticas das novas tecnologias em relação aos
objetivos de ensino.

Metodologia:
A metodologia de trabalho docente deste curso terá como base uma concepção dialógica de
ensino-aprendizagem, pressupondo o conhecimento como processo criativo de apropriação e
transformação da realidade. Nessa concepção, valoriza-se o diálogo, que caracteriza a relação
pedagógica na qual professores e alunos ensinam e aprendem, possibilitando ao aluno a
construção do conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola se constitui em um
espaço onde docentes e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora, favorecendo a
formação integral do estudante, e permitindo-lhe entender por que e para que está estudando
determinados conceitos e práticas, tornando-o autor da sua própria história. Este curso também
trabalhará a partir de situações-problemas, projetos ou situações reais do mundo do trabalho, que
objetivem alcançar as competências profissionais. As aulas serão desenvolvidas partindo da
problematização, da contextualização e da relação entre as unidades curriculares, promovendo a

interdisciplinaridade. Nessa metodologia, o educando tem um papel ativo no processo de ensino-
aprendizagem, isto é, ele age, reage, resolve problemas, vive o processo; ele deve ser estimulado

a aprender a aprender. O docente, por sua vez, é um mediador e não transmissor do
conhecimento. Ele deverá problematizar, apresentar desafios aos alunos, perguntar, indicar
possíveis caminhos, estimular, orientar, assessorar, informar e explicar (PINHEIRO; BURINI,
2004). Os procedimentos didático-metodológicos propostos são:
• Aulas expositivas dialogadas, exposição de vídeos, seminários ,essas atividades em sala
de aula;
• Aulas práticas de laboratório;
• Trabalhos de pesquisa;
• Desenvolvimento de projetos individuais, grupais, interdisciplinares etc.;
• Interpretação de textos técnicos e científicos relacionados aos conteúdos trabalhados;

• Análises de situações-problema;
• Recursos tecnológicos de informação e comunicação (TICs), tais como: sistemas
multimídias, redes sociais, fóruns eletrônicos, videoconferência, softwares e suportes eletrônicos.

Yussef Parcianello

yussef.parcianello@ifsc.edu.br

Avaliação da aprendizagem:
A avaliação ocorrerá de forma contínua e processual, durante o desenvolvimento do
curso. Será avaliado o desempenho dos alunos, suas competências e habilidades, verificando o
interesse e a relação com o ambiente escolar informatizado. A avaliação dos participantes será
realizada como parte integrante do processo educativo. Acontecerá ao longo do curso de modo a
permitir reflexão-ação-reflexão da aprendizagem e a apropriação do conhecimento, resgatando
suas dimensões diagnóstica, formativa e somativa. O resultado das avaliações será registrado em
valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez) e o resultado mínimo para aprovação no componente
curricular será 6 (seis). Além do conceito mínimo, é necessário obter frequência mínima de 75%
(setenta e cinco por cento) nos encontros presenciais para ser aprovado na unidade curricular. Na
primeira aula, o professor deverá apresentar aos discentes o Plano de Ensino de sua Unidade
Curricular, detalhando os mecanismos de avaliação que utilizará.
A recuperação de estudos compreenderá a realização de novas atividades pedagógicas
no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, conforme consta no Art. 38
do Regimento Didático-Pedagógico do IFSC.

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