Projeto Político Pedagógico

O egresso poderá atuar em todas as esferas da sociedade civil, pois o curso visa o aprimoramento pessoal para compreensão histórica, possibilitando a aplicação cotidianamente. Também poderá usar os saberes do curso em processos seletivos, auxiliando no prosseguimento dos estudos em qualquer carreira profissional.

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O projeto se destina principalmente ao público que tenha interesse na área, portanto pretende-se proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão das questões do passado histórico, mantendo uma perspectiva de temporalidade, mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes socioeconômicas. 1. Estar apto para fazer a leitura histórica da sociedade contemporânea, colocando-se no papel de agente de transformação. 2. Desenvolver a capacidade de aprofundar seu conhecimento de mundo através de conteúdos regulares da disciplina de História.

Com o objetivo de conhecer e aprofundar os conceitos ligados à História Contemporânea, desenvolveremos a seguinte metodologia. - Aulas expositivas e dialogadas; - Discussões a partir de textos previamente recomendados; - Discussões a partir de material audiovisual passado por data show; - Discussões a partir de outros recursos pedagógicos (filmes e músicas).

Nome do responsável pelo projeto: Orlando de Miranda Filho

Contatos: orlando.miranda@ifsc.edu.br

Nosso processo avaliativo prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, portanto, buscamos: • Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando à tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno. • Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos. Conforme Resolução nº 41, de 20 de novembro de 2014, que aprova o Regulamento Didático Pedagógico do IFSC, segue o disposto abaixo: Art. 41. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). § 1º O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis). § 2º Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero). § 3º O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez). § 4º A decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações, suas ponderações e as discussões do conselho de classe final. § 5º A avaliação será realizada, em cada componente curricular, considerando os objetivos ou competências.

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