Ver PPC.
Grupos de câmara, orquestras e conjuntos instrumentais de diversas formações.
- Identificar e aplicar; articuladamente, os componentes básicos da linguagem musical.
- Conhecer, analisar e aperfeiçoar a técnica e a expressão instrumental.
- Mobilizar saberes técnicos e expressão instrumental em situação prática.
- Adquirir domínio artístico do instrumento e da gramática musical dos diversos estilos musicais.
- Relacionar, analisar e utilizar os elementos básicos de postura, leitura e memória.
- Pesquisar repertório adaptado ao seu nível e ao público-alvo.
- Captar a intenção estética do compositor.
- Articular os elementos da prática coletiva.
- Aprimorar a execução através de saberes e análise, reflexão e compreensão técnica e estética.
- Estabelecer as relações dos componentes básicos da leitura na execução.
- Conhecer a morfologia musical.
- Estabelecer as relações de sonoridade de acordo com a situação.
- Conhecer o mecanismo de funcionamento e recursos técnicos de seu instrumento.
- Compreender as relações músico/músico, músico/maestro e palco/plateia.
Faz parte da metodologia do Curso Básico de Instrumentos de Orquestra, além das aulas teóricas e práticas de instrumento, a participação na Orquestra e no Coral.
No módulo I o discente participará das aulas de Teoria e Prática Instrumental, Prática Coral e participará também de 6 horas de Prática Artística (126 horas em 40 semanas);
No módulo II ele terá a seqüência da Teoria e Prática Instrumental e iniciará sua participação na Prática de Orquestra e participará de 14 horas de prática artística (134 horas em 40 semanas);
Os conteúdos de música e sobre música serão trabalhados da forma mais integral possível, contemplando três aspectos indissolúveis: teoria, técnica e a prática.
Através das atividades executadas nas aulas, os discentes deverão entrar em contato com:
Materiais: dinâmica, timbre, intensidade, altura, ritmo, andamento, pulso;
Caráter expressivo: alteração do caráter da música mediante alterações na dinâmica e andamento;
Forma: introdução, começo, meio e fim, repetição;
Técnica: notação musical convencional e forma de manuseio dos instrumentos;
Literatura: contextualização das músicas trabalhadas, informações a respeito dos estilos musicais relacionados a cada período da história da música e de seus compositores.
Prof. Irineu L. Melo, Prof. Ramiro A. da Costa, Adm. Luiz A. da Rocha.
ramiro.costa@ifsc.edu.br/ Tel: 48 9991 5760
irineumelo@ifsc.edu.br/ Tel: 48 9836 1239
Concepção e critérios
A avaliação considera todo o processo de aprendizagem do discente no decorrer do semestre, de forma contínua, incluindo a participação e comprometimento com o trabalho em seus diferentes momentos. A avaliação será processual e diagnóstica, acompanhando o desempenho e desenvolvimento do discente na constituição das competências e habilidades requeridas. A seguir destacam-se alguns critérios:
-Desempenho nas práticas de Orquestra, Coral e Artística;
-Freqüência e participação nas atividades curriculares;
Além disso, os discentes também serão avaliados por meio de atividades teóricas e práticas. Neste aspecto, as tarefas do curso incluem:
-Uma avaliação escrita de teoria musical
-Uma avaliação prática: execução instrumental
-Um trabalho escrito relacionado ao instrumento escolhido
-Uma nota de auto-avaliação
Sistemática
A primeira etapa da avaliação consiste no planejamento do curso que define objetivos claros para cada semestre. No curso, estes objetivos e conteúdos devem estar interligados permitindo que cada semestre seja um módulo completo de trabalho.
No início de cada período letivo, o professor deve dar a conhecer ao discente seus objetivos e firmar compromisso com ele para sua realização. Estes objetivos, ou as redefinições que venham a ser necessárias ao longo do processo, serão a base sobre a qual o discente construirá sua auto-avaliação e sobre a qual o professor definirá o conceito a ser dado ao discente.
Estes procedimentos serão analisados na Reunião de Avaliação – reunião de todos os professores do curso – que discute, avalia e compara o andamento do processo e as conquistas e dificuldades de cada discente em cada uma das unidades curriculares.
A Reunião de Avaliação será realizada ao final de cada bimestre sob a orientação do coordenador do curso.
Conceituação Final
Conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, o resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez), sendo seis a nota mínima para aprovação e, zero se aplicará à reprovação por falta.
Obs: Não haverá pendência. O discente que reprovar em uma das unidades curriculares, terá que cursar novamente o módulo.
Baixar Arquivo