Projeto Político Pedagógico

O profissional egresso do Curso Técnico em Eletromecânica - PROEJA, formado no Campus Chapecó, deverá ser capaz de:

- Compreender e aplicar os conhecimentos científico-tecnológicos, para explicar o
funcionamento do mundo e dos processos produtivos, planejando, executando e avaliando
ações de intervenção na realidade.

- Conhecer as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e
à preparação básica para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da
autonomia intelectual e do pensamento crítico.

- Compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela
intervêm, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social.

- Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações,
estabelecendo estratégias de solução e integrando os conhecimentos das várias ciências e
outros campos do saber.

- Ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.

- Exercer liderança, sabendo trabalhar e coordenar equipes de trabalho que atuam na
instalação, montagem, operação e manutenção de máquinas e equipamentos e posicionar-se
criticamente frente às inovações tecnológicas.

- Aplicar técnicas de medição e ensaios, auxiliando na avaliação das características e
propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquina, visando à melhoria da
qualidade de produtos e serviços da planta industrial eletromecânica.

- Realizar o controle de qualidade dos bens e serviços produzidos utilizando critérios de
padronização e mensuração.

- Executar a instalação de máquinas e equipamentos, especificando materiais, acessórios,
dispositivos e instrumentos, que possibilitem a otimização de sistemas convencionais,
propondo a incorporação de novas tecnologias.

- Aplicar normas técnicas em processos de fabricação, instalação e operação de máquinas e
equipamentos e na manutenção Eletromecânica, utilizando catálogos, manuais e tabelas.

- Elaborar orçamentos de instalações eletromecânicas e de manutenção de máquinas e
equipamentos, considerando a relação custo/benefício.

Indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico. Indústrias de transformação e extrativa em geral. Empresas de manutenção e reparos. Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de eletromecânica. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção.

- Atuar no assessoramento de projetos de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental.

- Atuar no planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais.
- Atuar em assistências técnicas de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais.

Conforme PPC do curso.

Jacson Rodrigo Dreher
depe.chapeco@ifsc.edu.br
(49)3313-1259

A avaliação será desenvolvida numa perspectiva processual e contínua, que busca a (re)construção do conhecimento coerente com a formação integral dos sujeitos, por meio de um processo interativo, considerando que o aluno é um ser criativo, autônomo, participativo e reflexivo, capaz de transformações significativas na realidade. A avaliação não privilegia a mera polarização entre o “aprovado” e o “reprovado”, mas sim a real possibilidade de mover os alunos na busca de novas aprendizagens. Não se separa a avaliação da aprendizagem. São partes constitutivas de um mesmo processo. Têm como função priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem.
Neste Projeto do Curso Técnico em Eletromecânica - PROEJA, considera-se a avaliação como um processo contínuo e cumulativo. Assim, são assumidas as funções: diagnóstica, formativa e somativa, de forma integrada ao processo ensino-aprendizagem, as quais devem ser utilizadas como princípios orientadores para a tomada de consciência das dificuldades, conquistas e possibilidades dos educandos. Igualmente, deve funcionar como instrumento colaborador na verificação da aprendizagem, levando em consideração o predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Entende-se que avaliar é reconhecer criticamente a razão da situação em que se encontra o educando e os obstáculos que o impedem de avançar na apreensão de novos conhecimentos. É importante que no momento da avaliação não sejam reproduzidas as exclusões vigentes na sociedade, as quais reforçam os fracassos já vivenciados e corroboram a crença de que não são capazes de aprender.
A avaliação acontecerá por unidade curricular. Importante observar que por unidade curricular entende-se o conjunto de conteúdos e saberes científicos, cognitivos e simbólicos, conectados entre si, definidos a partir de competências e objetivos específicos a serem atingidos.
Em conformidade com o Regime Didático-Pedagógico (RDP) do Campus, este projeto pedagógico prevê a expressão do resultado da avaliação final registrada por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). Sendo o resultado mínimo considerado para a aprovação em um componente curricular a nota 6 (seis).
De acordo com as notas apresentadas, o registro final a ser definido em Conselho de Classe, apresenta-se da seguinte forma: Apto, Não-Apto.
Os educandos que em Conselho de Classe apresentarem notas finais de aprovação e frequência mínima obrigatória (75%), na unidade curricular serão considerados Aptos.

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