Projeto Político Pedagógico

Competências gerais: 1. Iniciar, manter e concluir interações discursivas diversificadas, que permitam ao aluno
se comunicar com eficácia e eficiência em inglês, nos diferentes eventos sociais que constituem seu campo de atuação pessoal e/ou profissional; 2. Ser capaz de compreender, interpretar e discutir textos em língua inglesa; 3. Ter domínio das estruturas gramaticais da língua alvo em diferentes níveis de
proficiência; 4. Compreender e produzir textos escritos e orais na língua inglesa.

O curso visa a desenvolver a competência comunicativa do aprendiz em língua inglesa para comunicar-se com falantes nativos ou não nativos dessa língua, em nível básico, intermediário e avançado, em práticas sociais diversas, entendendo-se por competência comunicativa o conjunto de conhecimentos gramatical, sociocultural, discursivo e estratégico (CANALE; SWAIN, 1980) em uma determinada língua. O curso também visa ao desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma ou, em outras palavras, que os aprendizes assumam maior responsabilidade sobre o seu processo de aprendizagem (OXFORD,1990: DICKINSON, 1994: VILAÇA, 2003), instrumentalizando-os com diferentes meios e estratégias que os incentivem e preparem para aprender além do curso e de forma continuada.

O egresso do curso FIC em Inglês estará apto a comunicar-se, no âmbito pessoal ou profissional, com falantes nativos ou não nativos da língua alvo, em nível básico e intermediário, e a aprender continuamente ao longo da vida.

A metodologia do curso FIC em Inglês inclui aulas expositivo-dialogadas conduzidas presencialmente. Também estão previstas aulas práticas em ambientes simulados, os mais próximos da realidade possível, nos quais os aprendizes desenvolvem diferentes práticas sociais de cunho pessoal ou profissional; e atividades pedagógicas de compreensão e produção de diferentes gêneros textuais orais e escritos usados em diferentes contextos sociais. As atividades pedagógicas terão o suporte presencial do professor e extraclasse por meio de ferramentas digitais de interação como o chat, skype, whatsApp, MSN, email etc. Estão previstas atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas e da cultura da língua estrangeira. Além disso, estão previstas palestras com moradores da região provenientes de outros países, como forma de propiciar a interação com falantes nativos de outras culturas. As aulas buscam promover situações reais de comunicação, nas quais o aprendiz faz uso de seu conhecimento prévio do idioma, incorporando gradativamente a ele novos conhecimentos. Ademais, as conquistas e realizações do aprendiz, tanto no plano individual quanto no coletivo, serão enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem. Enfim, a metodologia busca promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, da natureza e da sociedade, visando ao desenvolvimento do aprendiz e à profissionalização calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao outro.

Profª Marimar da Silva

E-mail: marimar.silva@ifsc.edu.br

O curso propõe uma avaliação formativo-interativa contínua do processo de ensino/aprendizado. Tal concepção de avaliação envolve o professor e o aluno a partir de critérios não apenas normativos, mas principalmente pessoais. Tais critérios envolverão, da parte do professor, uma reflexão sobre si como mediador na construção de conhecimento e sobre o aprendiz como agente de sua aprendizagem. Já da parte do aprendiz, os critérios demandarão uma autoavaliação descritiva e/ou por pares e umaavaliação do professor e demais agentes que a prática pedagógica indicar. (IFSC/RDP, 2014, p.7). A avaliação formativo-interativa contínua terá a observação como principal instrumento, envolvendo diretamente o aprendiz em interações sociais desenvolvidas por meio de tarefas pedagógicas orais e escritas, presenciais e a distância, propostas para o processo de ensino/aprendizado. Nesse sentido, o papel do professor será o de aconselhar, coordenar, dirigir, liderar, encorajar, animar, estimular, partilhar, aceitar, escutar, respeitar e compreender o aprendiz, além de colocar-se no lugar deste para que a língua alvo não se apresente estranha, mas como a língua de outras pessoas, que vai aprendendo a apreciar e a construir sentido a partir dela (BRASIL/PCN-LE, 1998, p.83). Por tratar-se de um curso voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua estrangeira e da autonomia do aprendiz, a avaliação também levará em conta o comprometimento do aprendiz com as tarefas solicitadas em classe ou em outros ambientes de aprendizado, o seu desenvolvimento pessoal e as suas características culturais e pessoais de aprendizagem. Nesse sentido, os seguintes itens serão observados ao longo do curso: origem sociocultural, assiduidade, participação, cooperação, autonomia, pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas pedagógicas.
Serão aplicadas avaliações escritas e orais presenciais e extraclasse, por meio de recursos interativos digitais ou não de comunicação, visando a diagnosticar o nível atual do aprendizado do aluno na língua alvo e a (re)planejar as atividades pedagógicas. As atividades pedagógicas compreendem tarefas de compreensão e produção oral e escrita em diferentes gêneros textuais na língua alvo, desenvolvidas presencialmente e extraclasse, que darão ao aluno a autonomia e a competência comunicativa necessárias
para interagir com falantes nativos da língua alvo ou com aqueles que a usam como língua internacional para a comunicação, em atividades profissionais e pessoais. As atividades pedagógicas também englobam tarefas de cunho prático, em contexto real ou simulado, em grupo ou individualmente, que possibilitarão o desenvolvimento de ações colaborativas no âmbito profissional e pessoal. A avaliação das tarefas apoiar-se-á nos seguintes critérios: 1. Quanto à compreensão escrita e oral, o aprendiz deverá ser capaz de demonstrar compreensão geral de tipos de textos variados, apoiado em elementos icônicos e/ou em palavras cognatas; selecionar informações específicas do texto; demonstrar conhecimento da organização textual por meio do reconhecimento de como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função enquanto tais; demonstrar consciência de que a leitura não é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra; demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social; demonstrar conhecimento sistêmico necessário para o nível de conhecimento fixado para o texto; demonstrar conhecimento dos padrões de natureza fonético-fonológica e de interação social. 2. Quanto à produção escrita e oral, o aprendiz deverá ser capaz de demonstrar adequação na produção no que diz respeito, particularmente, a aspectos que afetam o significado no nível da sintaxe, da morfologia, do léxico e da fonologia; demonstrar conhecimento dos padrões interacionais e de tipos de textos orais e escritos pertinentes a contextos específicos de uso da língua estrangeira; demonstrar conhecimento de que escritores/falantes têm em mente leitores e ouvintes posicionados de modo específico na sociedade; demonstrar adequação no uso de traços entonacionais e conhecimentos ao nível fonológico no que tange à
produção oral; por fim, cabe salientar que na produção escrita do aprendiz, os critérios devem concentrar-se no significado e na relevância do que é produzido em termos de como ele se constitui como ser discursivo mais do que na correçãogramatical, que aumentará gradativamente ao longo da construção da sua interlíngua. (SELINKER, 1972). Para cada tipo de avaliação, está previsto a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez), lembrando que a nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o aprendiz não consiga
mostrar que atingiu a nota mínima para aprovação nas atividades de recuperação de estudos, atividades estas a que todos têm direito. Ao final de cada unidade curricular do curso, o aprendiz será considerado aprovado ou reprovado para seguir à unidade curricular subsequente. Também implica reprovação, a presença inferior a 75% das aulas presenciais. Caso o aprendiz necessite de auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento semanal previamente agendado com o professor, que poderá acontecer presencialmente ou por meio de recursos interativos digitais.

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