Projeto Político Pedagógico

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), instituição de educação básica, profissional e superior especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, com forte inserção na área de pesquisa e extensão, aderiu ao Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras.
O curso e-Tec Idiomas Sem Fronteiras surgiu a partir da demanda de aprendizagem e aperfeiçoamento das línguas estrangeiras, especialmente da língua inglesa, evidenciado pelo rendimento abaixo do esperado nos testes de proficiência do Programa Ciência Sem Fronteiras que reforçou as observações dos professores de língua estrangeira de todas as regiões do país, que já percebiam como esta estava sendo desvalorizada na escola regular e nos cursos técnicos.

Embora essa tenha sido a demanda inicial que, com outros fatores, provocou a criação do programa, a necessidade de aperfeiçoamento e prática da língua inglesa é presente na vida acadêmica, profissional e cultural tanto dos alunos e servidores quanto da comunidade externa ao instituto. As oportunidades de intercâmbio para estudos e troca de resultados de pesquisa no estado da arte são aproveitadas de maneira única quando condicionadas ao domínio da língua inglesa.

Esse projeto é parte de um programa maior que ofertará a estudantes da rede pública municipal e estadual e também a estudantes e servidores da Rede Federal de Educação Profissional cursos de Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros, na modalidade a distância.
A importância de aprender uma língua estrangeira vai além dos benefícios no âmbito profissional, contribuindo, também, para a formação plena do indivíduo, possibilitando-lhe ampliar seu conhecimento cultural e sua compreensão de mundo. Além disso, os efeitos da globalização demandam cada vez mais o domínio de línguas estrangeiras. Vale ressaltar, ainda, elementos internos ao indivíduo que, muitas vezes, são decisivos na
busca por um ensino formal de língua estrangeira: i) crescimento pessoal através do contato com um novo universo linguístico cultural; ii) desenvolvimento intelectual e iii) aperfeiçoamento profissional. (BRASIL, 1999; OLIVEIRA; WILDNER, 2010b; SEDYCIAS, 2005). Por estas razões, este curso de formação continuada atende as necessidades complementares de formação dos estudantes.

Os egressos dos cursos integrantes do Programa E-Tec Idiomas Sem Fronteiras, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), poderão atuar em diferentes áreas da produção de conhecimento em universidades, instituições educacionais e tecnológicas.
Os egressos poderão ainda acessar programas de intercâmbio do Governo Federal, tal qual o Ciências sem Fronteiras, dando continuidade à sua formação, sendo capazes de interagir com conhecimentos publicados em diferentes línguas.

Espera-se que, ao concluir o curso de nível introdutório, os cursistas sejam capazes de ler, escrever textos e comunicar-se em âmbito pessoal e profissional, em nível introdutório, podendo dar continuidade aos estudos da língua inglesa em nível básico A2 conforme Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

A metodologia dos cursos do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras foi definida
de acordo com as seguintes diretivas:
a) o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR);
b) a utilização de temas transversais;
c) o uso da abordagem comunicativa;

d) a criação de uma história vinculada aos conteúdos das aulas;
e) a aplicação do conceito de transmídia;
f) a flexibilidade e a interatividade dos materiais;
g) a autonomia do estudante de educação a distância.
O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas estabelece uma
hierarquia para categorizar o conhecimento dos aprendizes nas diversas etapas da
aprendizagem de língua estrangeira/segunda língua. Neste sentido, ele descreve o que os
estudantes de uma língua precisam ser capazes de compreender ou expressar, em cada
nível, com eficácia.
A utilização de temas transversais parte da premissa de que o desenvolvimento
de uma proficiência comunicativa não se restringe ao âmbito estrito da linguística, mas
envolve outras dimensões, como as sócio histórico-culturais e geográfico ambiental.
A abordagem comunicativa no ensino de línguas, mediada por computador, foca no
uso da língua, na interação entre os falantes, na sua intenção e nas funções linguísticas,
levando o estudante a desenvolver as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever de forma
mais autêntica, de modo que a gramática é apresentada indutivamente.
A história (produzida pelo processo de animação) tem o propósito de despertar a
atenção e a curiosidade e promover a motivação, buscando a identificação do estudante
com a narrativa e, por consequência, a fidelização com o conteúdo comunicativo do
curso. Cada episódio da história é apresentado gradativamente, acompanhando aula a
aula.
A utilização da narrativa transmídia explora o que cada mídia tem para contribuir
de acordo com suas características, criando assim uma experiência única e coordenada.
O termo "flexibilidade" diz respeito à possibilidade de o professor formador
adequar tanto os conteúdos às atividades quanto as avaliações à realidade dos
estudantes. A interatividade dos materiais refere-se à interação feita entre os estudantes e
os materiais elaborados para o curso, seja através da linguagem dialógica utilizada nos
textos ou dos recursos hipermídia utilizados, que vinculam objetos textuais aos áudios e
imagens, bem como às diferentes mídias.
Destaca-se, ainda, o conceito de “interação”, entendido como a ação recíproca
entre duas ou mais pessoas, sejam os estudantes entre si, os estudantes e os formadores
ou os estudantes e os tutores.

Essa interação deve ser planejada adequadamente através do uso das
ferramentas e com o auxílio dos professores formadores e tutores, buscando o equilíbrio
entre a estrutura de conteúdo proposta, e as ações de caráter sócio afetivo, a fim de
promover diálogo, empatia e motivação entre os estudantes.

Melissa Bettoni – Campus Chapecó
celular (49)-99230937
telefone comercial: (49) 3313-1246
e-mail: mebettoni@gmail.com

As avaliações dos estudantes participantes dos cursos do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteira deverão ser formuladas pelos professores formadores, com base nas situações comunicativas, que direcionaram o desenvolvimento dos conteúdos e as atividades, observando, ainda, as competências traçadas para cada nível de aprendizagem. O material também apresenta atividades autocorrigíveis com o propósito de autoavaliação dos estudantes.
As atividades que acompanham as aulas são realizadas sem auxílio de tutoria, permitindo que o estudante avalie como está o seu aprendizado. Caso o estudante sinta dificuldade ou não consiga realizar alguma atividade, ele deve entrar em contato com o tutor de modo que este providencie o auxílio necessário para que consiga avançar nos estudos.
Esse sistema de avaliações acontecerá durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem e deverá contemplar as quatro habilidades: recepção e produção oral e escrita valorizando o desenvolvimento do aluno. A avaliação será pautada pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que
permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do curso, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura:
A - (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências;
NA - (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências.
Para ingressar nos níveis seguintes mais avançados, o estudante deverá estar apto
nas competências previstas nesse nível inicial, após as respectivas avaliações
presenciais.

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