Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso é um profissional que estará apto a produzir seus próprios vídeos para utilizar
com seus alunos. Também poderá orientar a produção de vídeo por outras pessoas, já que conhecerá o
passo a passo para a produção de um audiovisual. O egresso ainda poderá analisar vídeos produzidos por
outros profissionais, identificando os mais adequados a serem utilizados em suas práticas.


O egresso do curso estará apto a produzir vídeos e a estimular a produção de audiovisuais com
conteúdos curriculares, de modo que essa prática seja estimulada em ambientes educacionais. Espera-se
que os participantes do curso sejam da área da educação e que promovam a produção de vídeos nas
escolas da região, compartilhando suas produções, de modo a criar um repositório de material audiovisual

disponível gratuitamente.


O egresso do curso deverá ser capaz de:
Produzir vídeos didáticos, levando em consideração todas as etapas de produção: elaboração de
roteiro, gravação de cenas e edição das imagens.
Analisar os vídeos produzidos, de forma a avaliar sua clareza e coerência, bem como sua qualidade
no que se refere à técnica de produção do vídeo e exploração do conteúdo curricular.
Disseminar a produção de vídeos em seus locais de trabalho, podendo ser um multiplicador dessa
prática.


O curso segue as etapas de produção de vídeos descritas por Oechsler, Fontes e Borba (2017).
Inicialmente serão apresentadas, aos cursistas, as possibilidades do uso de vídeos em sala de aula,
destacando-se, principalmente, o processo de produção de vídeos, tema deste curso. Para isso será
disponibilizada uma página contendo os tipos de uso de vídeo e artigos que complementem a leitura.
Em seguida, serão disponibilizados diversos tipos de vídeos (animação, videoaula, gravação da
tela do computador, encenação de um problema, entre outros). Essa exibição pretende mostrar aos
participantes diversas possibilidades de produção de vídeos além da usual videoaula. Após essa etapa, os
participantes serão instigados a decidir um tema para a produção do seu vídeo. Com o tema escolhido, eles
pesquisarão sobre esse conteúdo para, nos encontros seguintes, elaborar o roteiro, gravar as cenas, editar
as imagens e, por fim, ter o vídeo concluído. Nessa etapa, serão disponibilizados textos que reiteram a
importância da pesquisa para a elaboração de um vídeo.
Após a pesquisa, os participantes elaborarão o roteiro do vídeo. Serão disponibilizados modelos
de roteiro, bem como os vídeos produzidos a partir desses roteiros, para que os cursistas percebam como
produzir seu próprio roteiro. Em seguida, os cursistas estão aptos a gravar seu vídeo. Nesse momento,

serão disponibilizados vídeos e materiais com dicas de gravação de imagens com celular, câmera, gravação
da tela do computador ou do celular, produção de animações, entre outros. Durante a gravação das
imagens, além dos encontros presenciais, os alunos terão tempo para produzir imagens à distância
podendo, dessa forma, gravar cenas em outros locais que não os disponibilizados durante o curso.
Com as cenas gravadas, passa-se à edição. Serão disponibilizados vídeos e tutoriais para a
edição de cenas em softwares gratuitos de edição, tanto para computador, quanto para celular.
Por fim, são discutidas formas de divulgação dos vídeos, seja com tutorial para postagem no
YouTube, quando na divulgação de Festivais de Vídeos pelo país. Todos os vídeos produzidos no curso
(com as devidas autorizações de seus produtores) ficarão disponíveis no canal do YouTube do Câmpus em
uma playlist criada para o curso, com o intuito de divulgar o material dos alunos e disponibilizar vídeos com
conteúdos didáticos para outros professores e alunos, podendo servir como material de apoio pedagógico.



Vanessa Oechsler

A avaliação da aprendizagem será realizada de forma contínua, levando em consideração as
discussões geradas durante as aulas, bem como as produções feitas.
A cada encontro os alunos discutirão coletivamente textos e suas próprias produções de modo que
a avaliação não caiba apenas ao professor, e seja um processo de discussão e aprimoramento coletivo.
O curso conta com 8h EaD, em que os participantes produzirão as suas cenas, sejam em
softwares de animação, gravação com câmera, captura de tela do computador, entre outros. Essa parte
EaD faz-se necessária pois, muitas vezes, as gravações necessitam de ambientes externos ou com poucos
ruídos, o que não se consegue com a turma toda em uma mesma sala de aula. Para acompanhar os
participantes nesse processo EaD será disponibilizado um Fórum no ambiente virtual de aprendizagem,
onde eles podem postar suas dúvidas e serão assessorados pelo professor do curso e pelos próprios
colegas. Os materiais produzidos nesta parte EaD serão compartilhados no Ambiente e o professor fará
uma análise indicando pontos positivos e a serem melhorados no processo de gravação. Ao final desse
processo, esse material produzido a distância será utilizado no Bloco de Edição, que será realizado de
forma presencial.


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